Diante de um ano decisivo do processo de turnaround, o GPA tem avançado em sua estratégia digital. No primeiro trimestre do ano, os produtos perecíveis representaram 34% das vendas online, um crescimento de seis pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para que esse resultado fosse possível, a companhia investiu no treinamento de mais de 100 líderes de equipe de pickers, profissionais responsáveis pela multiplicação desse conhecimento, para aprimoramento da coleta, seleção e separação de produtos, aumentando a qualidade e eficiência na entrega.
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Além disso, desde o ano passado, o GPA está focado na negociação com fornecedores e tem realizado um trabalho de gestão de categorias que visa otimizar o sortimento e garantir maior disponibilidade de itens no aplicativo e site. “Essa iniciativa tem gerado resultados positivos e temos visto um aumento da frequência de compras, o que prova que estamos muito mais conectados com os consumidores e entregando a experiência que buscamos sempre oferecer”, conta o diretor de e-commerce do GPA, Victor Maglio.
Ainda, a companhia tem investido em outras iniciativas que também colaboram para o avanço de vendas desses itens nos sites e apps, como, por exemplo, uma exposição diferenciada, dando mais destaque para os produtos na jornada online do cliente, seja nos pushs que são realizados nos apps, seja nas comunicações nas próprias plataformas, trazendo protagonismo para a categoria. A armazenagem até o momento da retirada pelos entregadores, bem como o transporte adequado também garantem a qualidade com que os produtos chegam à casa do consumidor e, consequentemente, uma maior satisfação e avaliação da experiência.
Itens como bacalhau, medalhão de filé mignon e tilápia são os que mais têm apresentado crescimento de vendas nos canais online da companhia. E os que mais fazem parte das cestas dos clientes são banana, batata, ovos, filé de frango e queijo muçarela. “Para o varejo alimentar, os itens perecíveis são o que trazem recorrência de compra para o nosso negócio, e nas nossas plataformas online não é diferente. A partir do momento que o cliente percebe que entregamos para ele a mesma qualidade que ele encontraria em loja, no horário e dia escolhidos, com praticidade e rapidez, ele passa a comprar mais conosco, o que impacta diretamente nos nossos resultados”, completa Maglio.