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GPA entrega resultados positivos em linha com sua estratégia de turnaround

De Redação SuperHiper
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Ampliar a presença feminina, reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a ruptura foram alguns dos destaques

Desde que o GPA anunciou o processo de turnaround, a companhia concentrou sua atuação em seis pilares estratégicos essenciais para a virada do negócio: Top Line, NPS, Digital, Expansão, Rentabilidade e ESG & Cultura que já vem mostrando avanços importantes.      

Na frente de digital, a companhia investiu em tecnologias para trazer uma experiência de compra mais rápida e eficiente, que vem impactando positivamente o dia a dia dos consumidores. “Com a implantação da ferramenta de self checkouts nas lojas, os colaboradores  podem direcionar sua atenção para tarefas mais estratégicas, como o atendimento ao cliente, a reposição de estoques e a manutenção da organização da loja e isso agrega mais valor na experiência de compra também”, afirma o diretor de tecnologia no GPA, Rodrigo Poço.

Segundo o executivo, a adoção da ferramenta permitiu a redução de filas, melhoria nos serviços especializados e maior disponibilidade de produtos nas prateleiras. Hoje, essa solução está presente em 95% das lojas do Pão de Açúcar e, em média, 33% dos consumidores a utilizam para realizar as compras de forma autônoma.  Para 2024, a previsão é que todas lojas tenham esse serviço.

Novas metas

Na área ambiental, a companhia tem direcionado seus esforços para trazer resultados sustentáveis em todas as áreas. Com a meta de fomentar a equidade de gênero, apoiar e acelerar o progresso das mulheres, aumentando a presença em cargos de liderança, o GPA possui dois programas específicos voltados para a liderança feminina e o desenvolvimento de mulheres. Em 2023, 800 mulheres participaram de treinamentos, representando um aumento de 51% em comparação com o ano anterior. Dessas participantes, 98% foram promovidas após a conclusão dos treinamentos.

“O comprometimento com a diversidade e especialmente com a promoção e desenvolvimento dos nossos talentos femininos é algo intrínseco à formação da cultura do GPA. Queremos cada vez mais ampliar o número da presença feminina na companhia e oferecer treinamento especializado para que se desenvolvam e possam ocupar cargos de liderança”, afirma diretora de RH e Sustentabilidade no GPA, Erika Petri.

Meio ambiente

Ainda em ESG, no ano passado, a companhia reduziu 41,2% das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2, evitando o lançamento de mais de 212 mil toneladas de CO2 na atmosfera em relação a 2021 e superou a meta de redução de 38% até 2030 (ano base 2015). Com a redução observada no ano passado, o grupo evitou o lançamento de mais de 212 mil toneladas de CO² na atmosfera na comparação com 2021. O novo objetivo da companhia é uma redução de 50% até 2025, levando em consideração o ano de 2015 como base de cálculo.

“Constantemente buscamos minimizar os impactos ambientais de nossas operações, adotando as melhores práticas e inovações para aprimorar o nosso desempenho. Nossa estratégia de sustentabilidade prevê um grande foco no combate às mudanças climáticas, o que passa por evolução em processos, tecnologias e políticas em busca de uma economia de baixo carbono”, explica a diretora.

Em 2023, a empresa iniciou um projeto de gestão de categoria nas operações de vendas, de modo a garantir a presença do produto adequado, no local apropriado e na gôndola em todos os momentos.

Após a implementação desse processo foram retirados 12% da quantidade dos produtos com desempenho abaixo do esperado das prateleiras. Essa iniciativa possibilitou direcionar nossa atenção para os produtos estratégicos e mais relevantes aos clientes.

“Essa mudança ampliou nossas vendas e também diminuiu a ruptura, um dos desafios para a companhia, afirma , CEO do GPA, Marcelo Pimentel.

Categoria

Além disso, a companhia voltou a dar destaque aos produtos perecíveis. “Essa categoria não apenas reforçou nossa qualidade e frescor, mas também fez com que esses produtos fossem sempre encontrados nas lojas. Hoje, a categoria representa mais de 50% do faturamento da bandeira Pão de Açúcar e isso reflete no aumento da nossa participação de mercado, que cresceu 1,5 ponto percentual em comparação com os supermercados premium no Brasil nos últimos quatro trimestres. Também vimos um crescimento de cerca de 3 pontos percentuais nas nossas bandeiras de proximidade em relação aos supermercados pequenos na grande São Paulo e queremos continuar avançando”, explica.

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