Home SeçõesEconomia GPA e Assaí divulgam desempenho de vendas

GPA e Assaí divulgam desempenho de vendas

De Administrador SH
0 Comentário

Empresas apresentam resultados do terceiro trimestre de 2022, ambas registraram aumento da receita, acima do esperado. Confira abaixo

O GPA e o Assaí divulgaram ontem, dia 20 de outubro, os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2022. O GPA apresentou em seus dados um crescimento de 10% em vendas brutas, superando expectativas de prévia do ano, enquanto o Assaí registrou um aumento de 30% em sua receita bruta, impulsionado pela forte expansão e conversão de lojas previamente adquiridas

O que estes dados mostram não são apenas o crescimento isolado de cada empresa, mas sim a força que o setor supermercadista vem tendo ao longo deste ano, com o objetivo de aumentar postos de abastecimento para a população e pelo lado econômico, o aumento de emprego, aumento de consumo e vendas.

Confira os resultados de cada empresa:

Assaí:

Com 14 conversões realizadas no 3º trimestre, o Assaí Atacadista registrou um aumento de 30% em receita bruta no período, além de obter o maior ganho de market share do ano.

 O crescimento das vendas é impulsionado, principalmente, pelas unidades convertidas a partir de hipermercados — com um processo de abertura iniciado em julho deste ano. Localizadas em pontos estratégicos e em regiões centrais de grandes cidades brasileiras, as novas lojas já estão entre as principais da empresa em termos de receita e apresentam rápida maturação e grande adesão dos(as) clientes locais, superando a expectativa inicial para o projeto. Os números também refletem a bem-sucedida estratégia comercial e a Campanha de Aniversário trazendo um resultado sólido também para o parque já existente, com alta de 9% em performance de vendas ante o 3º trimestre de 2021.

Mesmo com um alto nível de investimento em lojas e juros elevados, o Assaí apresentou lucro líquido de R$ 281 milhões no trimestre. Excluindo o efeito das despesas pré-operacionais, o resultado é R$ 318 milhões. No acumulado do ano, o lucro totalizou R$ 814 milhões.

 Com estes resultados, o Assaí revisou as metas para aberturas de lojas, antes estimada em cerca de 50 lojas, e agora a previsão é de 58 inaugurações, das quais 45 serão conversões dos pontos de hipermercados adquiridos ano passado (70 no total) e 13 construídas a partir de projetos novos.

GPA

As vendas brutas do GPA Brasil atingiram R$4,61 bilhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 14,2% no faturamento total em comparação com a mesma etapa de 2021. As vendas consolidadas foram de R$ 11,5 bilhões, e segundo a empresa as operações avançam na estratégia, e isto é um dado positivo.

Os destaques para as vendas em loja são para os formatos Minuto Pão de Açúcar, que continuam crescendo 22% em base anual, o formato G7 das lojas Pão de Açúcar, com aumento de 5 pontos percentuais e margens 1 ponto mais altas.

O Grupo Éxito, por sua vez, continua apresentando um desempenho consistente, com alta de 9% nas vendas totais em base anual, enquanto efeito cambial é um fator contrário, segundo os analistas.

A varejista finalizou as 23 conversões das lojas Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem nos últimos três meses. Além das conversões, o GPA inaugurou 6 novas lojas do formato Minuto e uma nova loja Pão de Açúcar, totalizando 33 novas lojas em 2022.

Para mais detalhes, acesse: https://www.gpari.com.br/informacoes-financeiras/resultados-trimestrais/

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada