O Grupo Pão de Açúcar (GPA) inicia a semana comunicando ao mercado importantes mudanças referentes ao futuro do comando da companhia.
No domingo (31), por meio de fato relevante, foi informado que a família Coelho Diniz, uma das maiores acionistas do GPA, enviará, nos próximos dias, uma proposta de chapa de candidatos para a eleição do Conselho de Administração. As indicações vão ser incluídas nos documentos de convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
Segundo o documento, “a companhia dará início às providências cabíveis para a convocação da AGE assim que receber as informações dos candidatos a serem indicados pelos acionistas da família Coelho Diniz, observados os procedimentos previstos em seu Estatuto Social, nas demais regras de governança interna e na regulamentação aplicável”. E que manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados.
Anteriormente, por meio de comunicado ao mercado, foi oficializado o aumento da participação da família Coelho Diniz, que já superava 17%, para os atuais 24,6% do total de ações ordinárias de emissão da companhia. E, que em 22 de agosto de 2025, esse mesmo grupo de acionistas apresentou pedido de convocação de AGE para deliberar sobre a destituição integral do Conselho de Administração, seguida de eleição de seus novos integrantes.
Nesta segunda-feira, (1º), por meio de novo comunicado ao mercado, o GPA formalizou que a participação acionária Ronaldo Iabrudi dos Santos foi reduzida para aproximadamente 3,22% do total de ações ordinárias de emissão da empresa. O montante anterior não foi informado.
Iabrudi foi presidente-executivo do grupo entre 2014 e 2018. E, em 5 de maio deste ano, havia sido eleito presidente do Conselho de Administração do GPA com término de mandato previsto para agosto de 2027, conforme informações que constam atualmente na área de Relações com Investidores da empresa.