Início » Seção » GPA: as seis principais tendências para colocar no radar

GPA: as seis principais tendências para colocar no radar

Empresa tem investido pesadamente em opções que facilitam o dia a dia do consumidor, constituindo uma evolução do "ready to go" para o pronto para comer

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem direcionado esforços a fim de oferecer para seus clientes não apenas produtos que abasteçam a despensa, mas que sejam soluções prontas para as refeições do dia a dia, com conveniência e qualidade. Na prática, isso representa uma evolução do “ready to go” para o pronto para comer. Essa estratégia está cada vez mais presente, especialmente, nas lojas premium da rede.

Adicionalmente, a busca por conveniência tem transformado o layout das unidades. Nas lojas premium do Pão de Açúcar, há espaços dedicados para saladas prontas, legumes processados, frutas
cortadas e sucos prontos. Além disso, eles têm servido como locais de teste para as inovações em perecíveis.

A produção também foi modernizada. Enquanto, no passado, cada loja tinha sua cozinha completa, atualmente a rede trabalha com fornecedores especializados e centrais de produção. Em muitos casos, a loja apenas finaliza e serve.

O crescimento exponencial do delivery transformou completamente o setor. O GPA registrou aumento de 13% nas vendas on-line, com o sushi liderando as vendas no e-commerce alimentar. Importante mencionar que, em 2024, foi realizada uma expansão significativa no on-line, conectando mais de 100 lojas ao sistema de delivery, consolidando a posição do grupo no mercado digital de sushi. O prato japonês é destaque na rede, com a companhia se destacando como uma das maiores vendedoras do Brasil da iguaria oriental. Atualmente, os sushis respondem por 20% das vendas da peixaria.

Um detalhe importante é que a operação digital incluiu desenvolvimento de embalagens especiais, processos de entrega otimizados e expansão massiva da cobertura de lojas conectadas ao sistema digital.

Confira, a seguir, as principais tendências identificadas pelo GPA para o varejo alimentar:

1. Da fazenda para a mesa: os consumidores querem saber a origem dos produtos. Compra direta do produtor, a fim de garantir qualidade superior.
2. Comida afetiva: adaptação regional dos pratos. Por exemplo, no Nordeste, as comidas têm mais coentro.
3. Praticidade: produtos processados e prontos que economizam tempo sem perder qualidade.
4. Saudabilidade: foco em itens frescos, naturais e nutritivos, com destaque para frutas, verduras e peixes.
5. Cozinhar em casa: incentivo ao preparo doméstico com produtos semiprontos.
6. Celebrações: facilitação de momentos especiais. Por exemplo, a venda de ceias prontas.

Fonte: Portal R7/ Aprendiz de Cozinheira

Leia Também