Fazer o básico bem feito, nos ambientes online e físico, é o diferencial para os jovens que prezam por uma boa experiência aliada à inclusão
A Geração Z, que se refere aos jovens nascidos entre o final da década de 1990 e meados dos anos 2010, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de consumo. Esse público possui características próprias que impactam diretamente nas estratégias de vendas do varejo, tornando essencial que os lojistas adaptem-se às suas preferências e demandas. Elas envolvem diversidade, inclusão, experiências de compra fluidas e possibilidade de escolher entre a loja física e a digital.
Um estudo realizado pela Kearney mostra que 81% dos consumidores da Geração Z preferem fazer compras em lojas físicas, e 58% ainda complementam dizendo que o momento da compra é importante para se desconectar das redes sociais e do mundo online. A pesquisa ainda mostrou que 24% dos compradores da Geração Z já desistiram de comprar de três a cinco vezes devido a uma experiência ruim anterior em uma loja física.
“Quando falamos de Geração Z, o conceito ‘back to basics’ é ainda mais importante, pois é o básico realmente bem feito, atendendo suas necessidades, que cativa e fideliza esse público”, explica William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline.
Assim, os varejistas devem repensar suas estratégias em todo o ciclo de compra, desde os princípios básicos como formas de pagamento, diversidade de produtos e bom atendimento de vendedores. Além disso, para o sucesso com esse público consumidor, é fundamental refletir sobre o funcionamento do negócio. Os processos da empresa, dos mais básicos aos mais complexos, precisam estar integrados e bem acompanhados por um bom sistema ERP, que permite ter uma visão mais estratégica das ações a serem tomadas. Com ele, é possível ter uma gestão mais eficiente dos estoques, do controle de vendas, da gestão de clientes, entre outras atividades.
Ou seja: o básico bem feito.