Home SeçõesNegócios Dia do Empreendedorismo Feminino: confira a história de dois exemplos do varejo alimentar

Dia do Empreendedorismo Feminino: confira a história de dois exemplos do varejo alimentar

Elisama Brito, da rede Super Nova, e Van Fernandes, do Grupo Vanguarda, compartilham suas trajetórias e novidades sobre os negócios. Confira, a seguir

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Giseli Cabrini

Ainda que, no presente, eles predominem quanto o assunto é empreendedorismo, no futuro, o rumo da atividade promete estar cada vez mais é na mão delas. Pesquisas divulgadas, este ano, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que a participação feminina no grupo dos empreendedores estabelecidos (com mais de 3,5 anos de atividade) avançou 3,8% de 2023 a 2002 e atingiu patamar de 35%. E que o público feminino responde, atualmente, por 54,6% do empreendedorismo potencial. Ou seja, das pessoas que têm a intenção de empreender, no espaço de três anos.

Os dados mais recentes mostram que existem 30 milhões de empreendedores no Brasil. Ainda que a participação dos homens seja maior e se mantido à frente (66,1% ante 33,9%), o avanço delas também sido contínuo. No último trimestre de 2012, elas somavam 7,5 milhões. No quarto trimestre de 2022, a participação feminina atingiu patamar recorde de 10,3 milhões de empreendedoras. Isto é, um crescimento de 37,33%. Os dados são do relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino divulgado neste ano.

Por definição, empreender significa começar um negócio próprio ou colocar em prática novas ideias por meio da criatividade independentemente do gênero que a pessoa exerce na sociedade. Porém, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado dia 19 de novembro, foi originalmente estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo principal de reconhecer e celebrar as mulheres e a contribuição delas para os negócios, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico em todo o mundo.

A fim de homenagear todas as empreendedoras do varejo alimentar brasileiro, a reportagem de SuperHiper traz, a seguir, detalhes sobre as trajetórias da cofundadora da rede Super Nova, Elisama Brito, e da presidente do Grupo Vanguarda, Van Fernandes. Além de compartilhar sua história, Van participou de uma entrevista exclusiva sobre o tema e os rumos da rede da qual está à frente. Confira, a seguir.

Elisama e a rede Super Nova

“Ser útil não tem preço e a mulher precisa se valorizar para conquistar respeito”, afirma Elisama. A trajetória dela é marcada por muita superação. A amazonense, cofundadora da rede de supermercados Super Nova, desde os 14 anos, enfrenta os desafios de lidar com uma doença rara: a miastenia gravis. Trata-se de uma doença autoimune que provoca falha na comunicação entre os nervos e os músculos, gerando fraqueza muscular por esforço repetitivo.

Mestre em enfermagem, Elisama, que estava acostumada a cuidar dos outros, viu-se subitamente como paciente, enfrentando um diagnóstico que a colocava diante de um futuro incerto, mas a adversidade nunca a abateu. E foi, então, que decidiu empreender como forma de superação pessoal e de contribuir para a comunidade.

Cofundadora da rede Super Nova, Elisama Brito

Ao lado do marido, que já atua no ramo supermercadista há 34 anos, ela iniciou uma nova jornada, quando a gestão do grupo passou a ser compartilhada entre o casal. “Temos visões diferentes de certos aspectos do negócio, o que nos leva a fazer ajustes e entrar em consenso para o bem da empresa. Com certeza, o Super Nova não é o mesmo de quatro anos atrás e nem nós dois.” E acrescenta. “De lá para cá, iremos inaugurar a quarta loja juntos em breve: o Super Nova Mosaico. Prova de que estamos crescendo e fortalecendo a rede juntos. Sou grata, por estar fazendo a diferença na vida de tantas pessoas direta e indiretamente. Logo eu que nunca imaginei empreender no comércio.”

Atualmente, ela é responsável por várias decisões, entre elas, discutir as ações de comunicação da empresa, que atualmente possui cinco lojas e uma distribuidora em Manaus.

Van Fernandes e o Grupo Vanguarda

Nascida na Chapada Diamantina (BA) desde cedo, Van teve contato com o dia a dia do varejo por meio da convivência com o pai, os tios e os irmãos. Eles compravam e vendiam mercadorias para moradores e garimpeiros da região. Em Teresina (PI), aos 14 anos, ela começou a atuar diretamente no varejo na loja de artigos fotográficos da família. Lá, exercia diversas funções: tirava fotos, revelava filmes, atendia no balcão, recebia pagamentos e pagava as contas.

Mais tarde, os laços com o varejo se reforçaram quando ela se casou também com um comerciante. Juntos abriram um armazém de secos e molhados. A empresa prosperou e por mais de 20 anos ocuparam a liderança entre os supermercados de Teresina. O negócio se expandiu para o interior do Piauí e para o estado vizinho: o Maranhão. Num determinado momento, eles decidiram atuar separados. E, assim, surgiu o Grupo Vanguarda, que sempre esteve sob a administração de Van.

O Grupo Vanguarda possui mais de 2 mil colaboradores, atuando com 25 unidades no Piauí e no Maranhão. Desse total, 18 estão localizadas em Teresina e cinco nos municípios do interior do Piauí, abrangendo Altos, Campo Maior, Parnaíba (Princesa Isabel e São Sebastião) e Piripiri. Em terras maranhenses, o grupo está presente nas cidades de Bacabal e Codó. Ele atua sob as bandeiras: Carvalho Super e Carvalho Mercadão.

A empreendedora também faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), como vice-presidente. E, em 2023, foi a vencedora do Prêmio ABRAS | Dove “Mulheres que inspiram no varejo”. Confira, a seguir, entrevista exclusiva com a presidente do Grupo Vanguarda.

Na sua opinião, o que é ser uma empreendedora?
Ser empreendedora é abraçar um propósito com toda a intensidade e dedicação. É ter algo maior que nos move, uma causa pela qual somos capazes de dar a vida, se for preciso. É transformar sonhos em realidade com coragem, disciplina e confiança na própria capacidade. Para mim, empreender é mais do que liderar um negócio. É liderar pessoas, impactar vidas e construir algo que realmente faça a diferença para a sociedade.

Quais são os desafios que enfrentou na sua trajetória pessoal e profissional e o que fez para vencê-los?
Minha trajetória foi construída com muito esforço, mas o maior desafio só se tornou claro para mim após a cisão do Grupo Carvalho, empresa que fundei junto com o meu ex-marido, quando senti a confiança em mim ser colocada em dúvida por ser mulher. Foi um momento marcante, que encarei com disciplina e total dedicação ao meu propósito. Sempre confiei na minha capacidade e nos resultados do meu trabalho. Foi essa confiança que me fez vencer os obstáculos. E destaco que, em minha caminhada, encontrei homens que me inspiraram, valorizaram e reconheceram meu esforço, contribuindo para que eu pudesse continuar firme na minha missão.

Presidente do Grupo Vanguarda, Van Fernandes

Você avalia que o cenário atual do empreendedorismo feminino é diferente daquele do passado? Comente.
Sim, o cenário mudou e, atualmente, vemos mulheres ocupando espaços antes inimagináveis. Estamos mais preparadas, confiantes e amparadas por políticas e iniciativas, que promovem o empreendedorismo feminino. Contudo, ainda há muito a conquistar. O que realmente faz diferença é o reconhecimento mútuo: homens e mulheres trabalhando juntos, com respeito e admiração, para criar ambientes mais inclusivos e equilibrados. Essa parceria é essencial para o progresso de todos.

Quais os desafios e as oportunidades de ser uma empreendedora no varejo alimentar brasileiro?
O varejo alimentar é extremamente desafiador, lidando com margens apertadas, alta concorrência e a volatilidade do mercado. Porém, também é cheio de oportunidades para quem tem foco e visão estratégica. A grande oportunidade está em entender as necessidades do cliente e criar experiências diferenciadas. O segredo está em liderar com eficiência, valorizar a equipe e manter o propósito vivo em cada decisão.

No ano passado, você foi a vencedora do Prêmio ABRAS | Dove “Mulheres que inspiram no varejo”. O que isso representou para você como mulher e empreendedora do setor varejista?
Foi um momento de grande significado, porque não foi apenas um reconhecimento da minha trajetória, mas também da força que as mulheres têm quando trabalham com propósito e determinação. Esse prêmio representou a validação de que nossos esforços podem inspirar outras pessoas a seguir em frente. Para mim, ele também simboliza a importância de ter o apoio de homens e mulheres que acreditam no nosso potencial e se tornam parte dessa caminhada.

Quais conselhos você daria para as mulheres empreendedoras, de forma geral, e para aquelas que já atuam ou desejam fazer isso no varejo alimentar?
Tenham um propósito claro, e não abram mão dele. Trabalhem com disciplina, mantenham a confiança em si mesmas e estejam abertas a aprender sempre. No varejo alimentar, é essencial entender o cliente e buscar inovação constante. Além disso, valorizem as pessoas ao seu redor, pois ninguém constrói nada sozinho. Busquem apoio, tanto de mulheres quanto de homens, e formem parcerias sólidas para superar desafios e criar algo duradouro.

Fale sobre o atual momento do grupo Vanguarda. Número de lojas, colaboradores, etc., além de inovações em 2024 e planos para 2025.
O Grupo Vanguarda segue investindo em novas ferramentas e estratégias para transformar o varejo alimentar. Temos atualmente 25 lojas e mais de 2.100 colaboradores, que são a força motriz do nosso sucesso. Somos a marca inesquecível dos teresinenses, reconhecida pela qualidade dos perecíveis e pela proximidade com os clientes. Em 2024, trouxemos inovações, como programas de fidelidade e “cashback” que fortalecem a relação com os consumidores. Para 2025, nosso foco está na expansão com a abertura de uma nova loja no Alphaville e na modernização de outras duas unidades, garantindo uma experiência ainda mais completa para nossos clientes.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada