Home SeçõesInternacional Fundador da Whole Foods apresenta sua receita para o sucesso

Fundador da Whole Foods apresenta sua receita para o sucesso

Em novo livro, John Mackey conta que curiosidade é essencial para o trabalho de bons líderes

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

Se John Mackey não tivesse adotado um estilo de vida vegano nos anos 70 e ido morar em uma cooperativa em 1976, a história do varejo poderia ter sido muito diferente. Afinal de contas, foi a partir desses movimentos que Mackey encontrou sua namorada Renee Lawson, com quem fundaria a Whole Foods Market, hoje uma gigante com mais de 500 lojas controlada pela Amazon.

Em quase 50 anos, o varejo foi impactado por conceitos defendidos por Mackey, como capitalismo consciente, adoção de um estilo de vida saudável, consumo de alimentos naturais e qualidade acima de quantidade. Mas, acima de tudo, o executivo, que foi CEO da Whole Foods por 44 anos, continua acreditando que o capitalismo pode ser uma força para o bem da sociedade.

Leia mais:

Depois de ter vendido a Whole Foods, Mackey criou a Love.Life, que procura unir o poder dos alimentos, de cuidados médicos 360 graus e terapias de saúde e bem-estar para prolongar a vida saudável das pessoas.

Em seu novo livro, “The Whole Story: Adventures in Love, Life and Capitalism”, Mackey compartilha insights de sua vida e reflexões sobre o que o levou ao sucesso. Entre essas reflexões, estão:

Abrace seus erros

Para Mackey, os erros são grandes oportunidades para aprender e crescer. No livro, ele é bastante franco sobre os erros que cometeu durante a vida, acreditando que é importante compartilhar as lições que aprendeu com seus erros.
Um erro que ele destaca é contratar e promover as pessoas erradas. “Contratar pessoas ótimas pode ser uma das suas maiores conquistas, mas contratar pessoas erradas é um erro enorme”, afirma. Ele diz que, de tanto contratar mal, se tornou mais consciente e percebeu que simplesmente não era bom em avaliar pessoas. “Tenho a tendência de ver o potencial das pessoas, mas precisei me cercar de profissionais mais céticos para enxergar o que poderia dar errado”, diz no livro.

Seja curioso

Ter uma mente aberta faz você aprender com outras pessoas o que talvez nunca aprendesse – pois não viveu a experiência de vida delas. Essa curiosidade o fez viver em uma comunidade vegana nos anos 70 (ele não seguia o veganismo nessa época), o que o levou a abrir a Whole Foods anos depois.

Ele também desenvolveu uma paixão por cozinhar, começou a comer vegetais e se tornou um comprador de alimentos para a comunidade. “Foi quando minha consciência sobre alimentos despertou. Você nunca sabe até onde pode ir quando tem a mente aberta para experimentar”, afirma.

Seja firme em seu propósito

Nos negócios, é essencial estar focado nas questões que estão conectadas a seus valores. Priorizar e focar sua atenção nas áreas em que é possível fazer uma diferença é o que destaca um bom líder. Para a Whole Foods, isso significou um foco em agricultura, cuidado com os animais e aquacultura, pois essas eram áreas em que era possível causar um impacto mais duradouro.

Expandir em vez de encolher

Uma das vantagens de ser um empreendedor é a capacidade de criar e inovar. Com isso vem a oportunidade de crescer, mas somente se você estiver de coração aberto. “Todo mundo tem um chamado, mas muitas pessoas estão amedrontadas demais para atender a esse chamado”, acredita Mackey.
Na hora do stress, a tendência é se encolher, retraindo para um lugar de conforto, ou abraçar a mudança. “O medo pode ser limitante, mas precisamos estar dispostos a aprender com nossos erros e construir a partir de uma abordagem positiva”, explica.

Jogue o jogo infinito

Um jogo infinito é, literalmente, um jogo que não tem hora para terminar. A vida é um jogo infinito: é possível brincar, criar e amar até o último momento. “Saí da Whole Foods, mas continuo jogando o jogo infinito, agora com minha nova startup, a Love.Life. É o que me estimula a assumir riscos, criar, inventar, aprender, evoluir e crescer”, conta.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada