Por Renato Müller
Atuar exclusivamente com lojas físicas já se mostrou um desperdício de oportunidades no varejo, uma vez que consumidores omnicanal têm tíquete médio e recorrência maiores. O que não é tão comum é a abertura de lojas físicas por operadores 100% digitais no varejo supermercadista.
No mercado americano, a FreshDirect está quebrando essa escrita ao abrir sua primeira loja física, a FreshDirect on Main, na cidade de Southampton, no estado de Nova York. Inaugurada na semana passada, durante o feriado do Memorial Day, a loja ficará aberta pelo menos até o fim do ano.
Acompanhando o padrão típico da região dos Hamptons, a loja tem a aparência de um mercado do interior americano, com elementos como paletes de madeira, caixas e texturas naturais. O sortimento conta com uma variedade de hortifrutis e itens específicos fornecidos por artesãos e fazendeiros locais, além de queijos de edição limitada, alimentos prontos para comer, vinhos e cervejas. A loja também conta com uma cafeteria e espaços para eventos, como degustações de queijos e vinhos e festas de sorvete.
A abertura do supermercado é parte de uma estratégia mais ampla da FreshDirect. Em junho, por exemplo, a empresa fará uma série de eventos em uma casa em East Hampton, como cursos de pizza e aulas de culinária infantil. Ao se aproximar de 25 anos de vida e finalmente ir além das operações digitais, a FreshDirect reforçou suas entregas na região dos Hamptons e em Nova York, disponibilizando delivery no mesmo dia – no caso dos Hamptons, usando a nova loja física como hub de distribuição.
Fundada em 2002 e recentemente adquirida pela startup Getir, com forte presença na Europa, a FreshDirect saiu em 2022 das regiões de Washington DC e Philadelphia para focar na região metropolitana de Nova York, identificada como aquela com “mais oportunidades de crescimento futuro”.