Home SeçõesEconomia Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS propõe plano anticrise para blindar economia dos efeitos do tarifaço

Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS propõe plano anticrise para blindar economia dos efeitos do tarifaço

Estudo técnico, liderado pelo economista Paulo Rabello de Castro, propõe ações estruturantes para neutralizar os efeitos da medida sobre o PIB, o emprego e a arrecadação pública

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA) apresentou nesta quinta-feira (7) ao Governo Federal um plano emergencial para proteger o crescimento do Brasil diante das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O estudo técnico, liderado pelo economista Paulo Rabello de Castro, propõe ações estruturantes para neutralizar os efeitos da medida sobre o PIB, o emprego e a arrecadação pública.

A imposição unilateral do tarifaço pelo governo norte-americano atinge diretamente setores chave da indústria e do agronegócio brasileiro, reduzindo de forma abrupta o acesso ao principal mercado consumidor de produtos brasileiros com alto volume exportado. Isso compromete a capacidade de geração de divisas e renda nacional.

Segundo o estudo da RC Consultores, o impacto pode representar uma perda de até US$ 80 bilhões no PIB em 12 meses, com queda de 3,7 pontos percentuais no crescimento da economia e retração severa na indústria de transformação. A arrecadação federal pode cair mais de 5%, aprofundando o desequilíbrio fiscal.

A proposta central do FCNA é transformar o mercado interno no novo motor de crescimento econômico, por meio de:

  • Antecipação da isenção da Cesta Básica Nacional de Alimentos (CBNA);
  • Redução coordenada da taxa Selic;
  • Incentivo ao crédito e simplificação da contratação formal;
  • Revisão do regime fiscal e tributário para garantir estabilidade.

Com a adoção integral das medidas propostas, o país pode recuperar trajetória de crescimento sustentável, com geração de até 1,7 milhão de empregos e melhora no índice de distribuição de renda (Gini).

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS

Criado com o objetivo de promover o diálogo entre os elos essenciais do abastecimento e da segurança alimentar no Brasil, o Fórum reúne os principais setores estratégicos da economia nacional. Endossam o estudo as seguintes entidades: Croplife Brasil, ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ABRAMILHO – Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo, ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, ABRALOG – Associação Brasileira de Logística, ABAD – Associação Brasileira de atacadistas e distribuidores de produtos industrializados, até os últimos elos da cadeia: ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados e ANR – Associação Nacional dos Restaurantes.

Clique aqui e acesse o estudo completo PROPOSTAS DO FÓRUM DA CADEIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO ABRAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO BRASIL.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada