Expansão do portfólio com massas, empanados e pizzas acompanha boom do setor que deve movimentar US$ 162 bilhões no mundo até 2030; algumas empresas garantem participação e destaque no segmento com portfólio de produtos
O Brasil é um país diverso e multicultural, mas uma coisa todas as regiões têm em comum: comida de boa qualidade. Com uma preocupação cada vez maior com a saúde e a sustentabilidade, os flexitarianos (pessoas que buscam incluir novas fontes de proteínas em sua dieta), já representam 52% dos brasileiros, de acordo com estudo do Kantar Ibope em 2022. Ao mesmo tempo em que estão dispostos a provar novos produtos, esse grupo não abre mão dos sabores, aromas e texturas que já conhecem. Para atender a esse público crescente, Incrível!, líder no segmento de proteínas vegetais no Brasil, apresenta seis lançamentos que agregam variedade e praticidade à mesa, com gostinho de receita de família. São eles: os empanados de filé de frango e filé de peixe; penne e lasanha bolonhesa; e pizzas nos sabores de frango com requeijão e pepperoni com mussarela.
As novidades chegam para ampliar as opções e ocasiões de consumo de quem quer incluir novas fontes de proteínas na alimentação, e ainda, reforçam o compromisso da marca com a democratização das proteínas vegetais no País. “O Brasil é um dos maiores mercados mundiais e com imenso potencial para expandir o consumo de produtos plant-based. Mesmo assim, a categoria ainda tem penetração baixa nos lares brasileiros, enquanto nos Estados Unidos já está em 20% e movimenta um montante de 1,2 bilhão de dólares. O mercado plant-based cresceu 54% em vendas volume de 2020 para 2022, puxado por Incrível, que cresceu 100% no mesmo período. A categoria cresceu mais de 33% em representatividade dentro do mercado de alimentos congelados, nesse mesmo período, o que mostra a potencialidade deste segmento para os varejistas brasileiros”, diz Camille Lau, diretora de marketing e trade de Incrível!
Liderança e desafios
Todos os lançamentos da marca são resultado de pesquisas para entender os preparos que os brasileiros consomem com mais frequência e oferecer um menu completo, variado e que atenda as principais refeições. Isso vai ao encontro do estudo “O consumidor brasileiro e o mercado plant-based”, do The Good Food Institute, que revela que 53% dos entrevistados preferem consumir proteínas vegetais em casa, sendo que os momentos em que mais desejam ter uma opção de alternativa vegetal são nas refeições do dia a dia (59%) e nas comidas rápidas (54%).
“As inovações de Incrível! trazem para o varejo de forma inédita as categorias mais volumétricas do mercado de alimentos congelados em versão 100% vegetal. A iniciativa visa trazer para o consumidor seus pratos favoritos, de maneira prática, conveniente e acessível.” completa a executiva.
Na liderança do segmento no Brasil, a marca detém o maior e mais completo portfólio plant-based do mercado nacional, com produtos que vão desde petiscos até os pratos prontos, e segue expandindo com foco na qualidade nutricional dos alimentos. Toda a linha utiliza soja não-geneticamente modificada 100% certificada de regiões de não desmatamento.
“O consumidor está disposto a experimentar produtos de origem 100% vegetal, mas é exigente com relação ao sabor. Por isso, investimos na alta qualidade das nossas receitas. As pizzas possuem fermentação natural de 12h, molho e farinhas italianos, por exemplo. Além disso, as pessoas também prezam pela praticidade, por isso, todos os lançamentos podem ser preparados em poucos minutos, sem descongelar”, finaliza Camille.