Com a chegada do fim do ano, é grande a movimentação e preparo do mercado para o maior período de vendas: o Natal e o Ano Novo. O Novo Atacarejo — com 38 lojas entre Pernambuco e Paraíba — está com sua capacidade ajustada para o vai e vem de cargas, em sua central de distribuição (CD), em Moreno (PE).
A expectativa é de incremento de 20% a mais na movimentação de cargas secas e perecíveis, em relação ao mesmo período do ano passado. A unidade já abastece a maior rede do setor em
Pernambuco.
“Existe muita expectativa dos nossos fornecedores, que desenvolvem produtos para serem lançados e comercializados nas nossas lojas. Também há busca de pequenos estabelecimentos como mercadinhos, padarias, hotéis e restaurantes, que querem economizar com os itens sazonais, e das famílias e transformadores de alimentos, que querem saborear e comer bem nesse período”, adiantou a gerente de marketing da rede nordestina, Jéssica Almeida. Ela acrescentou que, além do Natal e Ano Novo, há outras datas do calendário, como a temporada de verão que também movimentam o período.
Preparação
Segundo Jéssica, para haver o abastecimento aos clientes, existe toda uma operação de bastidor, que envolve lojas e a central de distribuição, além da negociação de valores de itens e de demandas com os fornecedores. A intenção é garantir os produtos nas prateleiras e a preços baixos. Mas antes de chegar às mãos do cliente, existe um percurso. O produto sai da produção e vai à central para ser distribuído às lojas.
Dois fluxos
Em fase de ampliação, a central de distribuição do Novo Atacarejo — que recebe os produtos dos fornecedores e encaminha às lojas da rede — possui um “sorter” que otimiza a separação dos produtos com capacidade instalada de 8 mil volumes/hora. De acordo com o diretor do CD, José Almeida, hoje, a central processa cerca de 5,5 mil volumes/hora. São dois fluxos: uma carga que chega paletizada/estocada do fornecedor e outra com os “produtos cross” que faz o recebimento, a conferência e a separação dos itens para que sejam distribuídos nas lojas.
Essa dinâmica interna garante que o abastecimento seja feito em apenas 1,3 dia de “lead time” (tempo total entre o pedido e a entrega final). Isso fez com que o Novo Atacarejo fosse premiado nos âmbitos regional e nacional.
Expansão e tecnologia
Atualmente, o CD passa por três fases de expansão para atender o crescimento da operação do grupo. Fisicamente, vai passar dos atuais 58 mil metros quadrados de área para 96 mil metros quadrados. A capacidade de armazenamento também crescerá das atuais 23.500 mil posições para 62 mil posições porta-pallets. Além da infraestrutura e compra de novos equipamentos, os planos da rede nordestina são de aumentar a produtividade e eficiência do CD com novas soluções tecnológicas.
Inaugurações
Essa expansão da central dará suporte à expansão da rede. Recentemente, foi inaugurada a última loja do planejamento prevista para abrir as portas em 2025 e a terceira nova do ano. A nova unidade começou a operar no início deste mês, em Garanhuns, no Agreste do Estado. Ela já passa a ser atendida pelo CD de Moreno, que tem capacidade atual de atender até 96 lojas.