Início » Seção » Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Programação da ABRAS´25 apresentou overview do mercado farma, saúde e bem-estar

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpridas pelas farmácias tradicionais.

A proposta tem apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que entende que a medida possibilita a ampliação do acesso da população à saúde e ao bem-estar, com medicamentos mais baratos, sem comprometer a segurança do consumidor.

Leia também:

Por essa razão, o tema ganhou destaque durante a ABRAS´25 food retail future por meio da apresentação ABRAS em Ação – Overview do Mercado Farma, Saúde e Bem-Estar pelo consultor da entidade, Rodrigo Segurado. E, também, por fazer parte do conceito principal desta edição do evento: Share of Life – amplie a participação na vida do consumidor.

Durante sua fala, Segurado apresentou um material detalhado sobre o tema dividido em seis partes: dimensionamento do mercado, principais categorias de produtos e serviços, principais fabricantes, características do varejo, principais tendências do mercado e oportunidades do varejo farma, saúde e bem-estar para o varejo alimentar.

Confira, a seguir, um resumo da apresentação:

Principais tendências do mercado farma, saúde e bem-estar:

  • O setor de bem-estar cresce acima do Produto Interno Bruto (PIB) global (CAGR>7%)
  • O mercado global de bem-estar encontra-se em forte expansão, com estimativas de alcançar US$ 8,5 trilhões até 2027
  • Projeta-se um crescimento de 52% até 2027, impulsionado por diversas tendências
  • Envelhecimento ativo, consumo consciente e a busca por sustentabilidade

Principais vantagens da instalação da “farmácia completa” nos supermercados:

  • Farmácia como categoria de destino (consumo recorrente de saúde), ampliação de sortimento e diferencial competitivo
  • Mais tráfego: > tempo médio de permanência + frequência de visitas + serviços e comodidade (share of life)
  • Criação da área de saúde e bem-estar com mescla de categorias entre medicamentos, energéticos, suplementos alimentares, cuidados pessoais, beleza, dermocosméticos, bem como alimentos funcionais e naturais
  • Aumento da margem média ponderada do supermercado e rentabilidade por metro quadrado
  • Oportunidade para criação de programa de bem-estar do cliente com fidelização cruzada, saúde elementar, serviços e check-ups rápidos, parcerias com nutricionistas, personal trainers e influencers
    Parceria com farmácias, planos de saúde e indústria farmacêutica com dados cruzados de consumo e saúde

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’25 food retail future na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Leia Também