Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP) promoverá um evento no São Paulo Expo, na capital paulista. Grandes fabricantes de todo o Brasil apresentarão as mais recentes novidades e tendências que merecem destaque nas gôndolas
Oferecido pela ABUP
Nas últimas décadas, o segmento supermercadista foi impactado por grandes conversões globais pautadas por mudanças nos hábitos de consumo e o novo comportamento dos consumidores. O avanço da tecnologia e as estratégias de marketing também abriram margem para melhorar a eficiência dos negócios e a designação de novos tipos de ponto de venda que foram repensados para atender os clientes conforme o perfil de consumo e localização geográfica. Entretanto, dois tópicos seguem, evidentemente, perenes: a importância desse canal no cotidiano de cada pessoa e sua relevância como termômetro na economia brasileira, uma vez que reflete o poder de compra e a forma como os brasileiros se ajustam diante de cada cenário positivo ou de adversidades.
E embora a pandemia tenha acelerado a formatação do comércio online, o brasileiro não deixou de lado sua preferência pelo presencial. “Além da clara oportunidade de poder comparar mais facilmente a variedade das marcas e tipologias do item desejado, o cliente deixa de lado a espera, já que pode levar na hora o seu objeto de desejo”, ressalta Jamil Rima, presidente da ABUP, Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes. Ainda de acordo com ele, a ida às lojas, dentro da estrutura de hipermercados, também é vista como um passeio, principalmente aos finais de semana, quando as famílias estão reunidas.
E qual a relação entre o setor de utilidades e a área supermercadista?
Embora conte com sua multiplicidade de formatos, de longe o segmento não é percebido pelo comprador apenas para a aquisição de gêneros alimentícios. “O consumidor sabe que muitas de suas demandas de casa podem ser resolvidas no supermercado, dentro de uma prática que assegura facilidade e rapidez para aquilo que ele precisa”, analisa Rima. Desde utilitários mais simples, até artefatos de vidro, porcelana, eletrodomésticos e itens de cama, mesa e banho, as gôndolas dos hipermercados estão prontas para ofertar uma ampla e variada gama de produtos. “Seja para surpreender o cliente, que decide escolher um único local para concentrar suas compras ou mesmo para captar uma venda inesperada e de oportunidade, resultado do encontro de um artigo que despertou interesse e atendeu uma necessidade que não estava listada em primeira ordem, o lojista deve estar preparado para dispor as modernidades trazidas pelos fabricantes”, avalia.
É justamente com essa proposta que a ABUP realiza a HOME & GIFT e TÊXTIL & HOME, a mais completa feira que reúne as principais novidades e tendências lançadas nas seções de utilidades domésticas e itens para casa. Na edição 2024, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no São Paulo Expo (localizado na capital paulista), 140 empresas estarão reunidas para apresentar as inovações que prometem movimentar o mercado. “Sem dúvidas, estamos diante de um recorte preciosíssimo para a economia brasileira. Desde um item menor até elementos de maior porte e valor agregado, sabemos que o brasileiro está sempre às voltas com o anseio de melhorar a sua vida dentro de casa”, posiciona o presente da associação.
Para ele, essa parcela dentro do setor supermercadista exalta o elo direto no consumo doméstico, assim como a geração de empregos, estímulo ao design e indústria nacional, participação no comércio interno e externo e a influência na cadeia produtiva frente à necessidade de desenvolver aquilo que corresponda às expectativas do consumidor no que diz respeito a requisitos como tendência, inovação e adaptação aos diferentes estilos de vida.
O caminho é aprimorar o portfólio à venda
Todavia, essa demanda por robustecer o mix do produtos não está atrelada apenas aos grandes modelos de negócios. “Inclusive nos pequenos mercados de bairro, os consumidores também estão em busca de itens de casa mais simples e que rapidamente resolvem questões pontuais do lar”, argumenta Rima. Ainda de acordo com ele, a conveniência de escolher e adquirir com facilidade e rapidez pauta o atual comportamento de compra.
Para a Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, a ampla disponibilidade de produtos deve combinar uma estética atraente e funcionalidades práticas para o dia a dia. É por isso que a HOME & GIFT e TÊXTIL & HOME, realizada no primeiro bimestre de cada ano, é posicionada como a principal fonte de referência para o comércio em nível nacional. Ao reunir grandes expositores que atuam em variadas seções de utilidades domésticas, o setor de compras dos supermercadistas de todo Brasil tem o acesso aos lançamentos, networking com os fornecedores para futuras parcerias comerciais duradouras, negociações diretas, promoção de marcas e a antecipação de temporadas.
“Com a experiência de tantas edições já realizadas pela ABUP, compreendemos essa nossa responsabilidade de apresentar tudo em primeira mão. Propiciamos aos visitantes o contato direto com o que será disponibilizado para comercialização, a chance de entenderem as características e as funcionalidades, além de fazer as provisões e a programação de compras”, enfatiza o presidente. Em um setor que segue atravessando inúmeras transformações, estar antenado para entregar uma variedade completamente ajustada às expectativas dos clientes é um passo valiosíssimo diante da concorrência e a busca pelo sucesso.
Serviço:
HOME & GIFT e TÊXTIL & HOME 2024
Data: entre 18 e 21 de fevereiro 2024
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo (SP)