Home SeçõesNegócios EXCLUSIVO: Grupo Hirota traça arrojado plano de expansão para 2022

EXCLUSIVO: Grupo Hirota traça arrojado plano de expansão para 2022

De Administrador SH
0 Comentário

Serão abertas dezenas de lojas multiformato com um investimento jamais visto na rede, em meio às promoções agressivas do aniversário de 50 anos

No ano em que completa 50 anos, Grupo Hirota anuncia o investimento de 31 milhões de reais para abertura de 54 lojas multiformato agora em 2022.  Hoje, a rede soma 119 lojas: 75 Hirota em Casa, 26 Hirota Express e 18 supermercados.

O Hirota quer crescer na Grande SP, incluindo as cidades do ABC, com o maior caixa para expansão em um único ano. “É dinheiro de caixa, investimento da Família, nenhum dinheiro de fora explica Hélio Freddi, diretor de Expansão e Comunicação.” Vale ressaltar que a Família Hirota pensa em ter um parceiro estratégico, mas sempre mantendo o controle acionário, relatou o gestor.

Hirota em Casa

Estão no plano de crescimento a abertura de mais 52 lojas em condomínios residenciais, seja em containers de 18 m2 ou em salas do edifício com um mix de 700 itens. O diretor explica: “a aposta nesse formato autônomo ocorre em função do bom retorno financeiro. Cada Hirota em Casa custa entre R$ 200 mil e 250 mil. Para o negócio, a rede disponibiliza R$ 15 milhões. É uma tendencia forte de comodidade, mas o coração do negócio está na logística e tecnologia para abastecer diariamente as 75 lojas.”

À título de locação, a rede paga 2% de faturamento bruto aos edifícios. Com relação às perdas, está dentro do esperado. Reza em contrato que o condomínio assume a responsabilidade, caso seja identificado o responsável pelo furto. Daí o prédio cobra do morador e repassa ao negócio. Geralmente, garrafas de uísque, vinho e cerveja estão entre as preferidas pelos gatunos.

O negócio surgiu em julho de 2020, primeiro ano da pandemia. O mix varia de acordo com a classe social do edifício residencial. Hoje, o Hirota em Casa tem cluster 1, 2 e 3 .

Hirota Office

Diante o sucesso desse modelo, será lançado o Hirota Office em 3 endereços ainda este ano, em companhias do mercado financeiro, app de transporte e universidade. Freddi detalha “iremos operar em ambientes de 20 a 50 m2 com mix de 700 itens também com lojas automatizadas. Tem até mais que o dobro do tamanho do residencial, porque apostamos no maior fluxo de pessoas já que são empresas que reúnem mais de mil funcionários.”

O Hirota Supermercados com 18 lojas pretende crescer por aquisição em 2022. “Vamos abrir duas lojas este ano, adquirindo pontos que já estejam em operação com uma verba de 16 milhões reais, sinalizada o gestor. Neste caso, a companhia adquire o ponto, a compra do negócio, não do terreno, porque imobiliza o negócio.

Já o negócio com 26 lojas de tamanho médio e mix de 3 mil produtos, Hirota Express, sofreu muito na pandemia com importante retração nas vendas, disse Freddi. Por isso, não há projeto para lançamento de novos pontos.

O Hirota Food, que só no ano passado produziu 50 toneladas de alimentos prontos, vai virar uma unidade de negócio para atender a outros players.

Top Five

Para comemorar os 50 anos de criação, o Hirota lançou a promoção Top Five investindo muito em marketing. A cada sábado, são colocados em promoção 5 itens a preços imbatíveis como leite, cerveja, sabão em pó, detergente, flv, entre outros. Fora isso, haverá o sorteio de prêmios no Dia das Mães, Aniversário em julho e Natal.

No primeiro final de semana da oferta, foram vendidas 27 mil caixinhas de leite contra as 3 mil de costume. “Vendeu 9 vezes mais por R$ 2,99 com quantidade limitada, duas caixas de 10 unidades. No açougue, o açém foi o eleito. Entregamos 1 tonelada e 300 quilos da proteína a 25 reais, o quilo. Em um final de semana normal, vendemos só 100 quilos. Foram 3 toneladas de banana nanica a R$ 2,90, o quilo”, relata Freddi.

Crise

Preocupação com a alta do combustível é grande já que isso reflete no aumento no custo do frete e no preço de alguns produtos. O grupo ainda avalia se haverá redução das margens, repasse integral ou parcial para o cliente.

Como trabalha com as classes A e B, o Hirota segue mexendo muito no mix e arrumando a casa constantemente. Os estoques permanecem para 45 dias, conta o gestor.

Questionado sobre a concorrência dos atacarejos, o gestor sintetizou “eles atrapalham muito, principalmente com itens da cesta básica. A preocupação é constante, por isso lançou o Top Five com ofertas agressivas.”

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada