<< Voltar pra Home

ESG



Estudo da KPMG ressalta mudanças globais nos segmentos de alimentos e bebidas

10 de abril de 2022
 - 
22:06
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Estudo da KPMG ressalta mudanças globais nos segmentos de alimentos e bebidas”

Conheça os detalhes dos resultados de fusões e aquisições no varejo e consumo que alcançaram o melhor desempenho em 20 anos

As operações de fusões e aquisições globais no setor de consumo e varejo encerraram o ano passado com desempenho recorde, registrando 5.917 transações em doze meses. Essa marca supera em 6% o total verificado ao longo de 2020 e se consolida como o melhor resultado dos últimos 20 anos. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o volume de negócios alcançou faturamento de US$ 311 bilhões, alta de 12% na comparação com o período anterior. Os dados constam na publicação “Global Consumer & Retail 2022 M&A Outlook” realizada anualmente pela KPMG.

De acordo com a pesquisa, o número recorde de transações em consumo e varejo foi impulsionado pelo bom desempenho de Estados Unidos, Reino Unido e China. Juntos, os três representam 40% de todos os negócios realizados mundialmente. O texto destaca ainda que, no Brasil, o setor dobrou o volume de negociação apenas nos primeiros nove meses de 2021. 

“Apesar de condições desfavoráveis, como o aumento das taxas de juros, observamos que as empresas estão reavaliando estratégias de desenvolvimento e transformando os modelos de negócios para capturar novas tendências de consumo, enquanto aprimoram a gestão de caixa para enfrentar esse período de incertezas e sustentar o crescimento recente”, resume o sócio-líder de consultoria em transações para o setor de consumo e varejo da KPMG no Brasil, Alan Riddell.

Saúde e bem-estar e agenda ESG impulsionam resultados

O levantamento apontou que, entre os segmentos, o de alimentos e bebidas foi o que mais registrou fusões e aquisições, especialmente, devido à expansão de itens de saúde e bem-estar. As transações na área de produtos de consumo aumentaram 5% em relação ao ano anterior, graças ao interesse crescente em cuidados com animais de estimação. Além disso, os negócios de varejo de internet e por catálogo continuaram em ritmo crescente, fechando o ano com 22% de participação.

A agenda ESG, que engloba conceitos ambientais, sociais e de governança, tornou-se um fator cada vez mais determinante nas negociações, segundo as conclusões da pesquisa. Consumidores e investidores estão mais atentos a opções de alimentação saudável, ingredientes à base de plantas, cadeias de suprimentos sustentáveis e práticas éticas da força de trabalho. Ainda conforme o estudo, a tecnologia se consolida como grande influência, capaz de abrir diversas oportunidades para conquistar alvos de comércio eletrônico e estabelecer canais diretos com o público.

“Uma grande tendência é a reformulação de portfólio para se adaptar às demandas dos consumidores em rápida transformação e racionalizar a concorrência onde as empresas são mais fortes. De olho no futuro, os varejistas estão mudando constantemente para o comércio online, mas sem deixar de investir em lojas físicas”, afirma o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Perspectivas para este ano

O relatório indica que as operações de fusões e aquisições no mercado de consumo e varejo seguirão tendência de alta na América do Norte neste ano. Porém, o mesmo não será observado na América do Sul, em parte devido ao ambiente econômico em reestruturação. Por outro lado, a interrupção da cadeia de suprimentos global pode beneficiar os países sul-americanos, já que investidores norte-americanos e europeus deverão explorar fontes alternativas e isso deve impulsionar as transações internacionais.

Segundo a publicação, os impulsionadores de negócios incluem resiliência, canais para o mercado, recursos de última geração e agenda ESG. Dessa maneira, as tendências de investimento que começaram durante a pandemia seguem firmes, principalmente no setor de saúde, ativos diretos ao consumidor, negócios sustentáveis e comida afetiva.

O relatório completo pode ser consultado neste link.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…