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Carnaval 2025: especialista compartilha estratégias para ampliar vendas nos supermercados

“Transforme a loja em um verdadeiro bloco de boas-vindas para o cliente. Isso gera não apenas negócios, mas fidelidade”, revela Caio Camargo

De Edevaldo Figueiredo
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É durante o carnaval que as vendas em supermercados no Brasil apresentam crescimento significativo, impulsionadas pelo aumento do consumo em razão das festividades. Essa elevação é ocasionada especialmente pela alta demanda por bebidas, alimentos semiprontos e itens para churrasco, já que muitos consumidores aproveitam o feriado prolongado para reunir amigos e familiares.

Para o carnaval de 2025, que será celebrado no mês de março, a expectativa é bastante positiva. Com a chegada dos blocos de rua, desfiles e festas em todo o país, os consumidores devem priorizar a compra de produtos para confraternizações em casa, no trabalho e para levar aos eventos.

Outro fator que deve influenciar nas vendas é a maior conscientização dos consumidores em relação a opções mais saudáveis e sustentáveis. Em 2025, espera-se um crescimento na procura por bebidas low carb, sem álcool, assim como por alimentos orgânicos e snacks integrais. Os supermercados, por sua vez, estão se preparando para atender essa demanda com promoções e combos temáticos, além de investir em estratégias de logística para garantir o abastecimento contínuo durante o período.

Com o carnaval sendo uma das datas mais importantes para o varejo alimentício, a expectativa para esse ano é que as vendas superem os índices das edições anteriores, consolidando a festa como um momento crucial para o setor.

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o especialista em inovação do varejo, Caio Camargo, compartilhou valiosos insights que, certamente, farão toda diferença nas vendas de varejo alimentar, durante o carnaval que se aproxima.

Qual a importância do carnaval para o varejo alimentar?
O carnaval é uma das datas mais significativas para o varejo alimentar, especialmente no Brasil, devido ao aumento do consumo relacionado às festividades. É um período que impulsiona a venda de alimentos e bebidas, como carnes para churrasco, petiscos, bebidas alcoólicas, água, e até itens convenientes para viagens ou reuniões em casa. Além disso, há um apelo emocional e cultural que incentiva os consumidores a gastarem mais. Obviamente, quanto maior apelo turístico da cidade para a data, melhor para o varejista, que pode ampliar as vendas não somente com os clientes tradicionais, mas também com o fluxo turístico.

Quais tecnologias posso utilizar para melhorar a experiência de compra dos clientes?
De maneira prática, qualquer tecnologia que facilite a vida do cliente, reduzindo tempo de filas (gigantes em algumas localidades) ou facilitando pagamentos são sempre bem-vindas, como caixas ou totens de autoatendimento (self-checkout) ou mesmo maquininhas de cartões extras. De outro modo, QR Codes podem facilitar a comunicação, criando ofertas especiais ou até mesmo direcionando para aplicativos da marca. Criar também notificações ou ofertas personalizadas via aplicativo ou mesmo através de mensagens via whatsapp podem impulsionar ainda mais as vendas.

Quais as expectativas do varejo para o carnaval, que esse ano cairá em março?
Embora a inflação esteja impactando negativamente o consumo, o brasileiro adora o carnaval, e deve consumir bem na data. As temperaturas elevadas do período, que se mostram ainda mais forte neste ano, aliadas ao carnaval de rua que vem crescendo ano após ano, devem impulsionar ainda mais a venda de bebidas geladas como cervejas, águas e refrigerantes. Além disso, a data em março pode beneficiar categorias relacionadas à Páscoa, criando uma transição estratégica no mix de produtos.

Quais produtos são os mais vendidos nesse período e qual a melhor forma de expor eles na loja?
Acredito que os mais vendidos estão sempre na onda das bebidas como cervejas, destilados, energéticos e água, dos snacks, como salgadinhos, amendoins, das carnes e carvão para churrascos, descartáveis como copos, pratos e talheres, e até mesmo itens como protetor solar, desodorantes e lenços umedecidos.

Na hora de expor, vale a criatividade: crie “ilhas” temáticas no salão de vendas, utilize cores vibrantes, como amarelo, azul e verde, para remeter à alegria do carnaval, e agrupe itens complementares, como bebidas e snacks, ou carvão e carnes.

Qual será o mix de produtos ideal para o carnaval 2025?
O mix deve ser pensado para atender tanto foliões quanto consumidores que preferem comemorações em casa. Alguns itens indispensáveis:

  • Bebidas: cervejas, águas saborizadas e coquetéis prontos;
  • Petiscos gourmet: para atender um público premium;
  • Produtos saudáveis: frutas, opções veganas e sem glúten;
  • Itens de conveniência: baldes de gelo, carregadores portáteis e pochetes.

Como criar uma campanha publicitária criativa focada no carnaval? É preciso trabalhar esse tema de forma regional?
Campanhas criativas devem conectar a loja ao clima festivo e à cultura local. Use jingles animados com ritmos de carnaval. Trabalhe a regionalidade com imagens e expressões típicas da região onde está localizado ou mesmo faça parcerias com influenciadores regionais para maior identificação.

Sobre a decoração da loja… Quais dicas você daria?
Além do básico, que é usar elementos que remetem à folia, como máscaras, serpentinas e cores vibrantes, crie pontos “instagramáveis” com cenários temáticos para os clientes tirarem fotos.

Garanta que a decoração não prejudique a circulação ou acesso aos produtos, e trabalhe iluminação criativa, destacando produtos-chave com luzes coloridas. Música de carnaval na loja também não pode faltar é claro.

O uso das redes sociais, como ferramenta para criação de engajamento e antecipação, deve ser regionalizado?
Sim! O carnaval é profundamente cultural e varia em cada região do Brasil. A regionalização permite maior conexão com o público-alvo. Use hashtags locais, divulgue eventos próximos e crie conteúdos que ressoem com as tradições locais. Stories interativos e desafios temáticos também podem engajar o público de forma leve e divertida.

Negociar condições especiais com o fornecedor para os itens mais procurados no carnaval faz diferença?
Faz muita diferença. Negociações para aumentar o volume de compra e melhorar condições de pagamento permitem maior competitividade nos preços. Além disso, parcerias estratégicas podem garantir ações promocionais exclusivas, como brindes ou combos, que atraem mais consumidores.

Como posso me destacar no mercado e atrair novos clientes?
Algumas ideias:

  • Invista na personalização da experiência do cliente;
  • Ofereça entregas rápidas ou promoções exclusivas para pedidos online;
  • Promova eventos presenciais, como degustações de bebidas ou alimentos;
  • Reforce a presença nas redes sociais e aposte em conteúdos que mostrem os bastidores e a preparação da loja;
  • Esteja atento a parcerias locais, como blocos de carnaval ou pequenos empreendedores que possam expor produtos exclusivos na loja.

Para finalizar, Caio Camargo alerta que o carnaval é uma oportunidade única de reforçar a marca da loja como um ponto de experiência e conveniência. “Além de produtos, promova serviços: carrinhos de gelo, caixas exclusivas de carnaval e promoções de última hora. E lembre-se: a experiência de compra também é um espetáculo. Transforme a loja em um verdadeiro bloco de boas-vindas para o cliente. Isso gera não apenas vendas, mas fidelidade”, completou.

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