DM lança uma nova operação que deve beneficiar consumidores e promover a inclusão financeira
A DM, grupo de serviços financeiros, amplia seu portfólio de ofertas de produtos e acaba de lançar uma nova operação de crédito. Trata-se do DM Cred, nova linha de microcrédito que deve beneficiar especialmente o público desbancarizado – mais uma ação da Companhia no seu propósito de promover a inclusão financeira. Ao final de sete contratações, e com a quitação de todas em dia, os clientes têm a possibilidade de aprovação de um cartão de crédito com bandeira Mastercard. O produto, que está em fase de aperfeiçoamento, já concedeu R$1 milhão em crédito para mais de 3,6 mil clientes em sua primeira rodada.
Seguindo a proposta de gamificação, a nova linha de microcrédito funciona como um jogo: a primeira contratação é de R$50,00 reais, e à medida da pontualidade do pagamento, o cliente vai subindo de nível, tendo direito a aumentos gradativos até atingir o valor máximo de R$ 300,00 na sétima etapa. Feito o último pagamento, o cliente pode solicitar um cartão de crédito bandeirado, com limite de R$ 500,00. Assim, o cliente vai evoluindo na sua relação com a DM a cada nível.
“O DM Cred está plenamente alinhado ao nosso propósito de democratização do acesso ao crédito no Brasil. Com ele conseguimos atingir o público desbancarizado e damos a ele um voto de confiança. Para que ele consiga mais crédito e receba um cartão de crédito, precisa cumprir com seus compromissos financeiros, e isso é uma forma de trabalhar a educação financeira na prática”, diz Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DM.
De acordo com um estudo recente da Mastercard que investiga a adoção generalizada de produtos financeiros digitais em sete países latino-americanos, os provedores de pagamento na região precisam concentrar o desenvolvimento de portfólio no crédito, criando produtos inovadores que ofereçam acesso mais fácil a empréstimos pessoais e cartões de crédito, além de incentivar a pontuação de crédito para atrair mais usuários e aumentar a inclusão financeira.
“A abordagem da DM está alinhada ao nosso propósito de inclusão financeira, em que nos comprometemos a inserir 1 bilhão de pessoas no sistema financeiro até 2025”, afirma Maurício Fernandes, Vice-Presidente Sênior de Instituições Financeiras da Mastercard Brasil. “Além da segurança, praticidade e possibilidade de crédito imediato que só o cartão de crédito oferece, os consumidores também terão acesso ao Mastercard Surpreenda, programa de fidelidade da Mastercard com ofertas, promoções e sorteios exclusivos”, finaliza Maurício.
Na primeira rodada, os créditos foram concedidos tanto para quem já era cliente quanto para pessoas sem qualquer vínculo com a DM. O objetivo é fazer com que nas próximas rodadas a proporção de novos clientes seja maior, atraindo especialmente aqueles que tiveram crédito recusado em outras instituições, as quais muitas vezes utilizam formas tradicionais de análise de crédito e não concedem os cartões.
A solicitação do crédito deve ser feita por meio do aplicativo DM App. Graças ao ágil motor de crédito da DM, a análise é feita instantaneamente, e assim a concessão ocorre de acordo com a disponibilidade que a empresa oferece para cada nível. Um dos diferenciais do produto é que não há cobrança de um percentual de juros pelo atraso. Quando o pagamento não é feito em dia, a dívida entra em dois ciclos de taxação. Ao chegar no último ciclo, é cobrada uma taxa e é congelado o valor da dívida, o que facilita a quitação. Existem tabelas de valores fixos para calcular quanto será a taxa pelo atraso.
Experiência dos clientes
Para Larissa Célia de Souza Cruz, uma das clientes do DM Cred, o que a motivou a entrar na jornada do microcrédito foi a possibilidade de aquisição de um cartão Mastercard. “Hoje em dia, nas outras instituições financeiras, está muito difícil conseguir um cartão de crédito, por mais que você esteja sem restrições no nome. E a DM me abriu as portas, primeiramente com um cartão de supermercado e agora com o cartão de crédito”, diz.
Outro cliente, Cleber Pereira, afirma preferir o DM Cred porque, em outras instituições, a cobrança de juros é elevada. “Eu estava precisando de dinheiro na época e foi bem legal a experiência. A princípio peguei o primeiro valor por curiosidade, mas já virou rotina. Agora sempre opto por DM Cred, porque em outras você pega R$100 de crédito e acaba pagando R$300”, diz.
Debles Moura, também cliente, conta que acabou cancelando cartões de outras instituições para manter apenas o adquirido por meio do DM Cred. “De vez em quando, no WhatsApp e no e-mail, a DM manda vídeos e informações sobre vida financeira, e vejo que não compensa ter dois ou três cartões de bancos tradicionais se você pode ter um só cartão e administrar sua vida financeira. Não é interessante eu ter vários se eu já tenho um DM”, opina.
Sobre a DM
Fundada em 2002, a DM se consolidou no mercado como a maior administradora de cartões de loja (private label) de supermercado. Hoje é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito no Brasil. Por meio dos cartões private label, a empresa possui 1.150 parceiros varejistas por todo Brasil e mais de 12,5 milhões de cartões emitidos. Além disso, conta também com cartões de crédito com bandeira Mastercard, o aplicativo DM App para gestão de cartões e da conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços e produtos.