<< Voltar pra Home

Destaques



Em novo livro, Eduardo Terra decifra os segredos da IA

2 de abril de 2024
 - 
09:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Em novo livro, Eduardo Terra decifra os segredos da IA”

“Inteligência Artificial no Varejo” apresenta insights de um dos maiores especialistas brasileiros e indica como mudar a cultura e os processos das empresas para impulsionar o uso da tecnologia

Estamos vivendo atualmente o início de uma incrível jornada. Embora a Inteligência Artificial (IA) exista, como tecnologia, há muitas décadas, uma série de fatores se uniram para viabilizar o atual momento da IA – e especialmente da IA Generativa. A IA é uma prioridade, mas ainda não é uma realidade nas empresas brasileiras.

A evolução da comunicação 5G, os avanços da Internet das Coisas, o potencial da Computação Quântica e o constante barateamento das soluções de armazenamento em nuvem e da capacidade de processamento de dados se combinarão para gerar um crescimento exponencial das aplicações de Inteligência Artificial ao longo desta década. “Em 2030, descobriremos que o estouro do ChatGPT no fim de 2022 foi apenas o estopim de algo muito mais amplo, complexo e poderoso. Nossas vidas e o mundo dos negócios serão transformados pela Inteligência Artificial”, afirma Eduardo Terra, um dos principais especialistas em varejo do mercado brasileiro.

Em “Inteligência Artificial no Varejo” (Literare Books International), seu novo livro, Eduardo Terra vai além de mostrar os motivos pelos quais a Inteligência Artificial só se tornou assunto obrigatório na agenda dos negócios hoje. O livro apresenta um guia que mostra sete barreiras que precisam ser quebradas para destravar os negócios rumo ao uso intensivo da Inteligência Artificial, três cuidados importantes para realizar a jornada de IA no varejo e, principalmente, as quatro competências essenciais para que o profissional de varejo se destaque em um mundo orientado à Inteligência Artificial.

“As competências técnicas não serão mais os fatores decisivos de sucesso em um mundo em que a Inteligência Artificial tem um papel dominante. E isso muda tudo”, afirma Terra. Ele conta que, em um mundo volátil, em que tudo acontece em alta velocidade, o ensino tradicional não consegue dar conta de consolidar e formatar conhecimentos no ritmo necessário para aplicação nas empresas. “Os profissionais que tiverem imaginação, capacidade de expressão, habilidade de fazer perguntas e um amplo repertório estarão em vantagem, pois poderão usar esse arsenal para extrair melhores respostas da IA”, analisa.

E esses mesmos aspectos precisam ser multiplicados dentro das empresas para gerar mais conhecimento e capacitação nas equipes. De momentos informais de interação a rituais definidos e processos claros de transmissão de conhecimento, é preciso aproveitar as oportunidades para trabalhar os aspectos culturais ligados aos profissionais.

“Em paralelo a tudo isso, acelere a transformação digital do seu negócio, reveja sua arquitetura de TI e dados, e abra seus horizontes para as possibilidades de integração tecnológica com outros players. Esse conjunto de fatores, integrados à sua cultura e à realidade do seu negócio, é o que viabilizará o sucesso no varejo que está sendo desenhado hoje pela Inteligência Artificial”, completa o autor.

Sobre o autor
Eduardo Terra é presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e membro do Conselho de Administração de diversas empresas de varejo e serviços. Atua como professor de cursos de Pós-Graduação e MBA, realiza palestras em eventos nacionais e internacionais de varejo e é autor de diversos livros e artigos sobre varejo e mercado de consumo.

Sobre o livro
Inteligência Artificial no Varejo
Autor: Eduardo Terra
Editora: Literare Books International
Número de páginas: 178

Lançamento
Dia: 16/04, às 19h
Local: Livraria da Travessa – Shopping Iguatemi SP (Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Piso Superior – Jardim Paulistano, São Paulo – SP)


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…