Por Renato Müller
A rede americana de supermercados Kroger decidiu fechar 3 Centros de Distribuição automatizados dedicados ao e-commerce, em uma medida que visa aumentar a rentabilidade de seu negócio e gerar uma redução de custos da ordem de US$ 400 milhões.
Desde o início de 2022, a empresa vem aumentando suas vendas online acima do crescimento das lojas físicas, e mesmo assim a operação continua no vermelho. O fechamento dos CDs é parte do esforço para mudar essa situação. Nos últimos meses, a Kroger realizou uma “análise completa de suas operações” 100% automatizadas, em um esforço para aumentar a rentabilidade do negócio digital.
Os 3 Centros de Distribuição foram abertos em 2021, 2022 e 2023 em parceria com o grupo britânico Ocado, a partir de um acordo iniciado em 2018 que aumentou o uso de tecnologia na logística da Kroger. Em 2023, a abertura de novos CDs automatizados foi suspensa e, no início de 2025, a Ocado disse que pretendia inaugurar duas unidades em parceria com a Kroger no ano que vem.
A decisão de fechar os Centros de Distribuição automatizados não significa que a Kroger não vê futuro no varejo digital. “O e-commerce continua sendo uma parte essencial do nosso atendimento aos clientes, que buscam preços acessíveis, amplo sortimento e flexibilidade na forma de comprar”, avalia Ron Sargent, CEO da varejista. “Estamos agindo de forma decidida para facilitar as compras dos clientes, diminuir o tempo de entrega e oferecer mais opções, o que resultará em rentabilidade positiva”, acrescenta.
A Kroger disse que vai acelerar o uso das lojas físicas como hubs de separação e distribuição de pedidos online, com planos de desenvolver projetos-piloto de automação de baixo custo nas lojas de mercados de alto volume de vendas. A ideia é que o uso de automação nas lojas, aliado ao uso dos outros fulfillment centers que continuam em operação, torne o negócio digital lucrativo.
Em paralelo, a Kroger vem reforçando suas parcerias com provedores de serviços de delivery. No início de novembro, a empresa fez um acordo com a Instacart para usar a solução de IA Generativa da startup em seu aplicativo mobile. A Instacart também se tornou o provedor de delivery preferencial da Kroger no site e no app.
Em setembro, a empresa já havia fortalecido seus vínculos com a DoorDash, oferecendo serviços de delivery a partir de quase 2.700 lojas físicas nos Estados Unidos. No início do ano que vem, a Kroger ampliará sua parceria com o Uber.