Estudo mostra que aumento da produtividade na entrega de pedidos é item mais importante para 77% dos varejistas digitais nos EUA
Por Renato Müller
As vendas online de itens de supermercado movimentaram US$ 128 bilhões nos Estados Unidos no ano passado e devem chegar a US$ 146 bilhões em 2023 (o equivalente a 15,3% das vendas dos supermercados). Para chegar a esse número, os supermercadistas online estão ampliando seus investimentos em fulfillment e logística para dar conta do aumento de pedidos.
Segundo o estudo “State of Digital Grocery 2022 Performance Scorecard”, divulgado pela Incisiv e Wynshop, a estrutura de distribuição está vários passos atrás de outras áreas do negócio. Na temporada de Natal passada, por exemplo, 82% dos supermercadistas disseram que seus aplicativos e sites de e-commerce estavam preparados para lidar com a demanda, mas somente 34% fizeram a mesma afirmação sobre suas plataformas de fulfillment.
O que os supermercados americanos acabaram admitindo é que conseguem captar os pedidos, mas não estão prontos para entregar – o que causa um gargalo na distribuição, gera ineficiências, reduz as margens do negócio e cria insatisfação nos clientes.
O estudo indica que, em 2023, a retaguarda será o foco dos investimentos: 77% dos supermercadistas online disseram que sua prioridade número 1 é o aumento da eficiência logística. Outros pontos que têm grande importância para o setor neste ano são a modernização das tecnologias usadas dentro das lojas, o teste de sistemas de Inteligência Artificial e o uso de robôs nos Centros de Distribuição para agilizar a separação de pedidos.