<< Voltar pra Home

ABRAS



Pós-NRF´24 ABRAS: Eduardo Terra apresenta insights importantes

21 de fevereiro de 2024
 - 
18:11
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Pós-NRF´24 ABRAS: Eduardo Terra apresenta insights importantes”

“80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia”, disse Eduardo, frisando a sua importância

Na última terça-feira, 20, no Teatro B32, em São Paulo, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou o Pós-NRF’24. Evento único e exclusivo para aqueles que não puderam comparecer ao NRF’s Big Show realizado em janeiro em Nova York, ficarem por dentro de tudo o que foi apresentado na Big Apple.

O presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria, Eduardo Terra iniciou a sua palestra mencionando que o grande assunto da última NRF foi a Inteligência Artificial, tema esse que norteou fortemente o evento estadunidense e frisou a sua importância e o quão recente ainda ela é.

“80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia. Lembrando que, no ano passado, estávamos há um mês de ChatGPT lançado, mas parece que tem uma década”, salientou Terra.

Além dessa tecnologia, comentou-se muito no evento sobre inflação, retail media, robôs, ESG e liderança. E mais, o Eduardo Terra fez questão de pontuar o aprendizado que ele absorveu destes tempos em que visitou o evento estadunidense: “Nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”, comentou Terra.

Resiliência do Varejo

“Este tema está relacionado com o que aconteceu na pandemia, no pós-pandemia e agora, com vários desafios de mudança”, explicou Eduardo Terra. A única certeza de que o varejo tem e uma lição a se tirar destes últimos cinco anos é que o setor passou por fortes emoções e se transformou rapidamente, seja pela pandemia, pela forte e rápida digitalização, instabilidades políticas locais e globais. E a pergunta feita é: o varejo se mostrou resiliente?

Explosão da IA

A explosão de dados que vivemos hoje fez com que a IA ganhasse tanta prioridade. “Dados é a matéria-prima, para que a partir de outras questões, a gente produza inteligência para um determinado fim”, diz Terra.

E onde a IA pode ser aplicada? Praticamente em toda a agenda do varejo, seja em precificação; crédito e cobrança; expansão; compras e estoque; atendimento ao cliente; sortimento; alocação de equipes; promoções e CRM e mídia.

Varejo Hiper automatizado

Por que esta nomenclatura? Com a configuração atual, que nos leva a pensar que o varejo não será um setor com mão de obra extensiva. E surge a pergunta: e os empregos? Entende-se que os empregos estão mudando, mas não irão desaparecer. É uma questão de se adaptar a novos tempos e estruturas. Na realidade, a falta de mão de obra é a resposta para esta questão, e a substituição destas pessoas por robôs é a solução. Porque, como visto nos Estados Unidos, há falta de mão de obra porque muitas pessoas não querem mais executar algumas funções repetitivas, por isso a substituição por robôs.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Loja de Itu da Rede Bom Lugar é reinaugurada

De acordo com Márcio Une, sócio da loja e um dos diretores da empresa, a revitalização aqueceu a economia local…
Image

ABRAS e associações estaduais apoiam população gaúcha atingida pelas enchentes

Ação solidária mobilizada pelo setor, com duração prevista de 60 dias, doará emergencialmente 20 mil kits com material de limpeza…
Image

Grupo Allmayer inaugura a sua terceira loja em Toledo (PR)

Localizada no Jardim Panorama, unidade conta com 3100 metros de área de vendas e um total de 250 vagas de…
Image

Setor Supermercadista aposta em produtos sustentáveis nas prateleiras

Oferecido por Francal Feiras Fique por dentro das novidades e tendências do setor supermercadista. Nesta edição, trazemos notícias relacionadas à…