<< Voltar pra Home

Tecnologia



Qualidade das informações dos e-commerces ainda deixa a desejar

28 de junho de 2021
 - 
22:43
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Qualidade das informações dos e-commerces ainda deixa a desejar”

Falta de dados descritivos tem afetado a performance das lojas virtuais no Brasil, detalha estudo

O EQI é o único índice que mede, segundo a perspectiva do consumidor final, a qualidade do conteúdo dos principais e-commerces do país. Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o segmento de saúde, higiene e beleza atingiu nota 46. A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online.

No segmento de saúde, higiene e beleza os piores indicadores apontados pelo EQI são descrição dos produtos e avaliações e comentários dos consumidores

Dentre as informações analisadas pela pesquisa estão: a quantidade de imagens na página de produto, o título e categorização do item no e-commerce, a descrição da mercadoria e as avaliações e comentários dos consumidores.

No segmento de saúde, higiene e beleza os piores indicadores apontados pelo EQI são descrição dos produtos e avaliações e comentários dos consumidores. Dos mais de 700 mil itens analisados pelo estudo, cerca de 90% não possuem nenhuma avaliação dos e-shoppers.

No entanto, em comparação ao ano de 2020, o segmento apresentou uma melhora significativa em relação a quantidade das informações nas páginas de produtos. No índice do ano passado, as categorias de Saúde, Higiene e Beleza somaram 39 pontos, neste ano, 46. Portanto, a nota do EQI de 2021 foi superior em 18%.

Os critérios avaliados pelo EQI que mais evoluíram entre 2020 e 2021 são a quantidade de imagens nas páginas de produtos, que teve aumento de mais de 30%, seguido das avaliações e comentários que, apesar de ainda estarem abaixo do esperado, cresceram mais de 150%.

Para Davi Song, CEO da Lett, a evolução dos indicadores do EQI deste ano se justificam com as ações dos e-commerces em estimular fortemente as avaliações e comentários dos consumidores.

“Os varejos estão incentivando e facilitando mais o ‘feedback’ dos consumidores online. Isso é importante porque a experiência de compra não é mais linear e o shopper tem vários pontos de contato com a marca até a compra. No caso das avaliações e comentários, esse tipo de conteúdo pode ser decisivo para a conversão do cliente”, explica Song.

Entretanto, mesmo o e-commerce brasileiro tendo uma evolução evidente, ainda há muito o que melhorar. De acordo com os dados do EQI 2021, 95% das marcas e 87% dos e-commerces brasileiros não oferecem uma boa experiência de compra em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos.

A pesquisa dividiu os produtos em oito categorias, sendo: Cuidados com a Pele, Coloração Capilar, Maquiagem, Capilar, Higiene Pessoal, Saúde, Esmaltes e Perfumes.

Das categorias analisadas, as melhores foram Cuidados com a Pele e Higiene Pessoal, que obtiveram as notas de 54 e 48, respectivamente. Já Esmaltes e Perfumes foram as categorias com piores resultados, ficando com 40 e 39 pontos respectivamente.

O EQI 2021 conta com a parceria das empresas: Neotrust, Opinion Box, Social Miner, Olist, Hi Platform, POPAI, Chiligum, D1, Escola de E-commerce e Nação Digital.

O estudo E-commerce Quality Index, o EQI de 2021, criado pela Lett, avaliou as informações de mais de 754 mil páginas de produtos, 39 e-commerces e 650 marcas do segmento de saúde, higiene e beleza no Brasil.

Fonte: Ecommercebrasil


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…