Estudo mostra que 87% dos consumidores americanos vão fazer compras online de itens de supermercado em 2023
Por Renato Müller
As vendas online de alimentos foram um dos grandes destaques do varejo em 2022 – e essa tendência deve continuar em alta no próximo ano. De acordo com um estudo divulgado pela Incisiv e pela Wynshop, as vendas do varejo online de alimentos deverão crescer entre 3% e 7% nos Estados Unidos no ano que vem, e 87% dos consumidores americanos pretendem utilizar os canais digitais para realizar pelo menos parte das suas compras de supermercado.
Para lidar com esse crescimento, 81% dos varejistas entrevistados pretendem atualizar suas plataformas tecnológicas, melhorar a integração de sistemas e otimizar suas operações. Para eles, “budget”, “integração” e “talentos” serão os três maiores desafios para os negócios.
Segundo o estudo, o momento é de expansão no varejo digital de supermercados, que alcançou 17,1% das vendas totais de supermercados nos Estados Unidos em novembro – contra 14,9% em outubro – ou US$ 14,7 bilhões. Desses, US$ 8 bilhões aconteceram pela modalidade de “clique e retire”, em que o consumidor vai à loja física fazer a retirada de produtos comprados online.