Por Renato Müller
A Dollar Tree, uma das principais varejistas de descontos do mercado americano, fechou a venda de sua bandeira Family Dollar para os fundos de investimento Brigade Capital Management e Macellum Capital Management por US$ 1 bilhão. A venda complete um processo de mais de um ano de revisão estratégica do negócio, em que 600 lojas da Family Dollar foram fechadas e foi tomada a decisão de separar as bandeiras.
“Esse é um ponto muito importante em nossa jornada de transformação”, afirma Mike Creedon, CEO da Dollar Tree. “Continuaremos a crescer a otimizar nosso negócio para maximizar o valor aos nossos colaboradores, clients e acionistas”, acrescenta. O executivo acredita que os novos controladores da Family Dollar e a gestão executiva do atual presidente, Jason Nordin, estarão bem posicionados para o crescimento da empresa.
Os novos controladores anunciaram que Duncan MacNaughton, ex-CEO da Family Dollar e ex-Chief Merchandising Officer do Walmart, será o novo Presidente do Conselho da empresa, em uma medida que simboliza uma gestão comandada por profissionais com ampla experiência de mercado.
A Dollar Tree fechou o ano fiscal 2024, no início de fevereiro, com 16.500 lojas de descontos em formatos de vizinhança nos Estados Unidos e Canadá, sob as bandeiras Dollar Tree, Family Dollar e Dollar Tree Canada. Segundo a Progressive Grocer, a empresa é a 20a maior varejista de alimentos da América do Norte, com um faturamento de US$ 30,5 bilhões.