Por Renato Müller
Uma rede com mais de 5 mil pontos de venda em todo o território americano – e com presença acentuada em pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes. Com essa estratégia, a Dollar General vem expandindo sua presença em localidades nas quais as alternativas para a compra de alimentos são bem limitadas.
Com o formato de loja DG Market, a empresa oferece alimentos frescos para regiões que são consideradas “desertos alimentares” – com oferta restrita de alimentos não processados. Um bom exemplo é o ponto de venda da empresa em Screven, no estado da Georgia, um vilarejo de 800 pessoas em que o supermercado mais próximo está a meia hora de distância. Seja em Syracuse, no estado de Nova York, ou em Silver Lake, no Kansas, a história é a mesma: a Dollar General chega para concorrer com pequenos armazéns, sem bater de frente com grandes supermercados.
“Os habitantes das pequenas cidades usam nossas lojas como um one-stop shop não só para alimentos, mas também para os itens de bazar”, conta Katie Ellison, diretora de Relações Públicas da Dollar General. Segundo a executiva, a empresa consegue ser competitiva em comunidades remotas por causa de seu modelo de negócios enxuto e do bom relacionamento com os fornecedores.