O GPA apresentou na terça-feira à noite o fechamento do terceiro trimestre do ano. Na análise por formatos, o destaque principal ficou por conta da loja de bairro com a marca Extra Mercado, que apurou aumento de 5,8%. A proximidade, representada principalmente pelas bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, teve elevação de 4,6%. E o canal e-commerce, por sua vez, registrou aumento de 17,2% na receita.
“A aceleração do crescimento das vendas ‘mesmas lojas’, com melhora nos resultados do Pão de Açúcar, manutenção na proximidade, e um destaque para o Extra, que registrou o melhor ‘same store sales’ desde o primeiro trimestre de 2022, com evolução de 5,8%. Esse resultado já reflete o trabalho de revisão da proposta de valor do negócio, com ajustes no sortimento e gestão de categorias, além das remodelagens das lojas que já iniciamos em algumas praças, em linha com a estratégia de replicar o trabalho que já realizamos no Pão de Açúcar”, disse o presidente da companhia, Marcelo Pimentel, no comunicado enviado à imprensa.
Vale destacar que, nos últimos 12 meses, a companhia inaugurou um total de 43 novas lojas. Do total, 41 foram no formato de proximidade (29 do Minuto Pão de Açúcar, 11 do Mini Extra e uma do Pão de Açúcar Fresh. Outras duas unidades abertas foram da bandeira Pão de Açúcar. A varejista destaca que, só no terceiro trimestre de 2024, foram inauguradas 12 lojas e que as unidades abertas desde 2022 geraram R$ 694 milhões de venda incremental.
Confira, a seguir, a performance detalhada por formato e por canal
No Extra Mercado, o aumento de vendas mesmas lojas atingiu 5,8%, apresentando o maior crescimento da série histórica iniciada no primeiro trimestre de 2022. Essa expansão é principalmente atribuída ao aumento em volume, com destaque para perecíveis. As categorias de frutas, verduras e legumes (FLV) e mercearia básica tiveram forte aumento do preço médio, influenciadas pela inflação dos principais itens.
No documento oficial de divulgação dos resultados, o GPA destaca que, no segundo trimestre de 2024, foi iniciado um projeto de revisão do sortimento e de gestão de categorias da bandeira.
Dentro desse processo, foi definida a nova proposta de valor da marca Extra Mercado, bem como ocorreu a revisão dos perfis das lojas e foram estabelecidos os papéis de cada categoria em alinhamento a essa nova proposta. “Estamos avançando para concluir essas mudanças até 2024, com as seguintes iniciativas: conversão de 60 lojas (27 concluídas) com nova departamentalização e ajustes nas fachadas; revisão da clusterização de pricing e promoções; e um redirecionamento estratégico do sortimento.
De acordo com o GPA, os resultados, até o momento, são promissores, tanto em margem quanto em vendas, confirmando o potencial de crescimento e melhoria da rentabilidade da bandeira. A nova proposta de valor é posicionar o Extra Mercado como um supermercado mainstream de bairro, com excelência em atendimento e serviços, integrando-se à jornada de reabastecimento dos clientes e fortalecendo as categorias de carnes, aves e padaria, além de manter um foco em uma mercearia básica competitiva.
No formato de proximidade, ao comparar as mesmas lojas, houve um crescimento de 4,6%. As unidades inauguradas a partir de 2022 continuam a contribuir significativamente para esse aumento, apresentando crescimento de dois dígitos nas mesmas lojas, o que ressalta a eficácia dos projetos de expansão dos últimos anos. No terceiro trimestre deste ano, assim como nos anteriores, foi registrado avanço no market share (+1,5 p.p.) em comparação aos supermercados menores (com menos de 1.000 metros quadrados).
De acordo com o GPA, o foco da expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Trata-se de uma bandeira que já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e região metropolitana de São Paulo. As lojas, direcionadas ao público mais afluente, estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média de sete meses, além de alta performance. As safras de 2022, 2023 e 2024 superaram as margens das lojas inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à rentabilidade consolidada da companhia.
No terceiro trimestre de 2024, foram abertas 12 unidades do formato de proximidade: sete do Minuto Pão de Açúcar, quatro do Mini Extra e uma do Pão de Açúcar Fresh.
O modelo de proximidade do Pão de Açúcar Fresh oferece aos clientes uma experiência diferenciada, combinando um sortimento mais amplo de perecíveis, similar ao formato de supermercado, com a conveniência de uma mercearia adequada às necessidades do dia a dia, similar às lojas Minuto Pão de Açúcar.
Atualmente, a varejista opera cinco estabelecimentos do Pão de Açúcar Fresh, sendo que a primeira foi inaugurada no final de 2021. “Esses pontos de veda têm apresentado resultados excepcionais, reforçando a nossa confiança na continuidade de novas aberturas desse formato nos próximos anos.”
Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 4,6%, mostrando uma aceleração em relação ao trimestre anterior. Esse avanço foi impulsionado pelo aumento tanto do volume de vendas quanto do preço médio, especialmente em setembro. As categorias que se destacaram com maior aumento em volume e preço médio foram, principalmente, na área de perecíveis. Além disso, as categorias de FLV e mercearia básica também apresentaram um forte aumento no preço médio, refletindo a inflação dos principais itens.
O formato de aliados, voltado à venda direta a pequenos comércios, gerou vendas de R$ 235 milhões no terceiro trimestre de 2024, apresentando uma redução de 31,5% em relação a igual período do ano passado. “Desde o início de 2024, iniciamos um processo de reequilíbrio desse modelo, com ênfase na rentabilidade, o que justifica a diminuição do volume de vendas em comparação ao terceiro trimestre de 2023”, informou o GPA no release de resultados.
No terceiro trimestre de 2024, houve um aumento de 17,2% na receita do e-commerce, acelerando ainda mais o crescimento elevado dos anteriores. A penetração das vendas em relação ao total de vendas alimentares atingiu 12,5%, representando um incremento de 1,4 p.p. em relação ao ano anterior.
A companhia destacou que é líder em vendas por meio do canal e-commerce no Brasil, considerando as vendas B2C dos canais próprios (1P) e das plataformas parceiras (3P). “Um dos pilares da nossa diferenciação no e-commerce é o foco em perecíveis, o que requer uma qualidade superior na curadoria dos produtos e do processo de picking. Como consequência de uma excelente execução desses processos, garantimos a confiança e a experiência de compra dos nossos clientes.”
De julho a setembro deste ano, o GPA alcançou uma penetração de 35,4% nas vendas de perecíveis no canal 1P, avançando 2,1 pontos percentuais em comparação com o ano anterior e superando, pela primeira vez, o patamar de 35%, um marco importante que contribui para sustentar do crescimento e fortalecer a rentabilidade da nossa operação de e-commerce.
Após o processo de ganhos de eficiência iniciado no quarto trimestre de 2022 e, mais recentemente, com a migração das operações do e-commerce do centro de distribuição (CD) para 100% ship from store, a margem de contribuição deste canal tem avançado significativamente, representando uma margem incremental para as lojas e contribuindo positivamente para a melhoria da margem consolidada.
Market share
No terceiro trimestre de 2024, o GPA apurou um aumento de 0,2 p.p. no market share no estado de São Paulo, mantendo a tendência dos trimestres anteriores. Já no período acumulado de dois anos, o avanço foi mais significativo, com crescimento de 1,9 p.p. “Essa evolução contínua é reflexo, principalmente, do nosso foco estratégico no segmento premium, com expansão concentrada no formato de proximidade, especialmente na região onde concentramos a maioria das nossas operações. Isso fortalece a sustentabilidade dos avanços que estamos conquistando.”
O formato de proximidade, com as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, continuou com avanço significativo de market share, ganhando 1,5 p.p. na comparação com os supermercados de pequeno porte na grande SP, confirmando o sucesso da proposta de valor entregue aos clientes.
Satisfação dos clientes
No terceiro trimestre de 2024, a varejista continuou a apresentar uma evolução significativa na qualidade do atendimento, alcançando 82 pontos de NPS (Net Promoter Score). Esse resultado reflete um avanço de 7 pontos em relação a igual período de 2023 e aumento de 20 pontos em 24 meses.
De acordo com a empresa, isso é fruto de diversas iniciativas, com destaque para o treinamento contínuo dos colaboradores e a revitalização das lojas, além de melhorias na experiência do cliente, especialmente em relação à percepção de preços, tempo de espera em filas e disponibilidade de produtos. Neste último aspecto, o índice de excelência chegou a 94,3%.
A fidelidade da clientela também aumentou. A evolução do share of wallet dos clientes premium apurou uma evolução de 5 pontos percentuais nos últimos 12 meses. Resultado que se soma ao constante crescimento da base de clientes premium & valiosos suportado pelo programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais.
“Em relação à fidelização do cliente, temos uma posição privilegiada em marcas próprias e um grande potencial para o desenvolvimento dessa plataforma. A proposta de valor das marcas próprias busca oferecer produtos de alta qualidade, comparáveis aos líderes de categoria, a preços extremamente competitivos. A eficácia na fidelização de nossos produtos de marca própria é evidente pela sua participação nas cestas de compras. Nossos produtos estão presentes em oito de cada dez cestas. Os clientes que compram marcas próprias têm uma frequência média de compra 2,4 vezes maior em comparação àqueles que não adquirem”, informou a empresa no documento.
ESG
Confira, a seguir, o desempenho da agenda de iniciativas sociais e de meio ambiente realizadas pelo GPA, no período analisado:
Promoção da diversidade e inclusão: com o objetivo de atingir a meta de 50% de mulheres em posições de liderança até 2025, a empresa manteve e ampliou ações afirmativas em todos os processos de seleção. Além disso, sediou o primeiro workshop presencial do Fórum Gerações e o Futuro do Trabalho, com tema “Aprendizagem Sociotécnica Intergeracional – Construindo Jornadas para Carreira e Pós Carreira”.
Combate às mudanças climáticas e gestão de resíduos: pelo terceiro ano consecutivo, o GPA recebeu o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o nível mais alto de qualificação concedido a empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação de seu inventário de gases de efeito estufa. No combate ao desperdício de alimentos, firmou parceria com a Food To Save, o principal aplicativo do Brasil dedicado a essa causa, com o objetivo de evitar o desperdício de mais de 1,5 tonelada de alimentos até o final do ano. O piloto, realizado em cinco lojas durante dez dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas. No mês de outubros a iniciativa foi colocada em prática em de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado.
Cadeias de valor responsáveis: no pilar de combate ao desmatamento, o GPA se compromete com a transparência da cadeia de fornecimento do óleo de palma utilizado em produtos de marcas próprias e exclusivas. No terceiro trimestre de 2024, a companhia atingiu 100% do volume de óleo de palma e derivados originado no exterior com certificação Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), minimizando o risco de que esses produtos tenham origem em áreas desmatadas ou em propriedades com condições inadequadas de trabalho. Ao mesmo tempo, essa iniciativa promove a aceleração do cultivo sustentável dos dendezeiros.
Impacto social: por meio do Instituto GPA, foi lançada a primeira turma do programa Mãos na Massa, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade de comunidades próximas às lojas em habilidades do varejo. Em parceria com o Projeto Arrastão, essa turma possui 20 alunos, com mais de 40 anos, que receberão capacitação para se tornarem cozinheiros. Além disso, a varejista doa 272,6 toneladas de alimentos por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, somados a mais 122,7 toneladas cedidas pelos nossos clientes durante as campanhas de arrecadação mensais em nossas lojas do Pão de Açúcar e Mercado Extra.
Resultados financeiros
O prejuízo líquido consolidado do GPA no terceiro trimestre de 2024 foi de R$ 311 milhões, queda de 76% em relação ao mesmo período de 2023. O indicador que leva em consideração apenas as operações continuadas ficou negativo em R$ 253 milhões, frente a um lucro de R$ 805 milhões um ano antes. O Ebitda ajustado ficou em R$ 399 milhões, baixa de 64,7% na comparação anual. Já a receita líquida foi de R$ 4,494 bilhões, alta de 2,8%.
A companhia explicou que o resultado de última linha positivo em operações continuadas de um ano atrás havia sido beneficiado por efeitos não recorrentes, que somaram R$ 1,1 bilhão. Esses efeitos incluíam R$ 804 milhões referentes à reversão de prejuízos da Cnova; R$ 163 milhões relacionados à segregação do Éxito; e R$ 133 milhões decorrentes da correção monetária de créditos fiscais.
“Além disso, no terceiro trimestre de 2024, o prejuízo líquido descontinuado totalizou R$ 58 milhões, principalmente em decorrência de contingências trabalhistas relacionadas aos hipermercados Extra”, afirmou a empresa em seu release de resultados.
No período, a margem bruta alcançou 27,7%, evolução de 1,1 ponto porcentual (p.p.) sobre o mesmo período de 2023, sustentada por negociações comerciais e melhorias operacionais, de acordo com a companhia. Já a margem Ebitda Ajustada, de 8,9%, teve um aumento de 1,5 p.p. sobre o resultado de um ano atrás.
Com informações da Agência Estado