A América Latina registrou, nos primeiros três meses de 2025, o décimo trimestre consecutivo de crescimento no setor de bens de consumo massivo, consolidando a maior sequência positiva da série histórica. O desempenho médio foi de 1,7% na região, impulsionado por uma combinação de diversificação de canais e priorização dos gastos por parte dos consumidores.
O norte da América Latina segue liderando o avanço do consumo, sendo que as marcas próprias tiveram papel central nesse desempenho, com crescimento expressivo em volume – 5,7% na América Central, 5,2% na Colômbia, 2,3% no Equador e 2,2% no México.
Já a alta de preços no setor – que acumula 15% no primeiro trimestre de 2025 – levou os latino-americanos a reorganizar os hábitos de consumo. O número médio de canais usados aumentou de 8,9 para 9,5, enquanto as compras se tornaram mais planejadas e menos frequentes. A busca por melhor custo-benefício também impulsionou o crescimento das marcas próprias (13% em unidades) e dos canais modernos (+3%).
Essas mudanças ocorrem mesmo com o aumento de lares classificados como “comfortable”, que têm maior capacidade de consumo. A proporção desses domicílios subiu de 23% em 2024 para 26% em 2025, com destaque para a Argentina (de 15% para 25%), o México (de 25% para 32%) e o Peru (de 18% para 24%).
As categorias de bebidas e cuidados pessoais também se destacam no início de 2025: a primeira, impulsionada pelo crescimento na penetração de produtos como chás prontos para beber (+4,1 pontos de penetração) e águas (+5,4 pontos). Já a segunda, pelo aumento da frequência de compra de produtos, por exemplo, hidratantes (+5,1%) e skincare (+5,9%). No total, 87% das categorias registraram ganho de penetração, 15% apresentaram aumento de frequência e 28% cresceram simultaneamente nas faixas de marcas próprias e premium.
As informações são do relatório trimestral Consumer Insights, produzido pela Worldpanel by Numerator, que acompanha de forma contínua o comportamento de consumo dos latino-americanos, com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. A edição referente ao primeiro trimestre de 2025 contempla 14.220 entrevistas em nove mercados: a América Central (a Costa Rica, El Salvador, a Guatemala, Honduras, a Nicarágua, o Panamá e a República Dominicana), a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Equador, o México e o Peru.