Home SeçõesNegócios Dia vive nova fase com foco em proximidade e experiência de compra aprimorada

Dia vive nova fase com foco em proximidade e experiência de compra aprimorada

Com menos lojas, todas concentradas no Estado de São Paulo, trunfo da rede é marca própria com preço atrativo e itens importados de qualidade

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O Dia Supermercados vive uma fase distinta no Brasil a partir de um novo modelo de negócio com foco no seu DNA de proximidade e numa experiência de compra aprimorada. Essas são as apostas da rede após o pedido de recuperação judicial e o fechamento de 343 lojas no País.

Em maio deste ano, o Dia Brasil encerrou seu vínculo com o Grupo Dia, sediado na Espanha, e passou para o comando de um fundo de investimento brasileiro gerido pela MAM Asset Management, gestora de ativos do Banco Master.

A reestruturação resultou na redução do número de lojas que passou a ser de 244, todas no Estado de São Paulo. O objetivo foi criar uma rede mais próxima e eficiente, com lojas mais bem equipadas e com uma proposta de valor que atenda melhor às necessidades dos consumidores. E, assim, oferecer um estabelecimento 100% dedicado à proximidade e à oferta de itens frescos, com abastecimento diário das lojas.

Com isso, apenas o Centro de Distribuição (CD) de Osasco foi mantido. Uma vez que ele possui logística suficiente e eficiente para garantir o frescor dos itens das lojas atuais.

Resultados

Tudo indica que a estratégia deu certo. A rede alcançou o menor índice de ruptura em quase dois anos e as unidades atualmente estão 100% abastecidas.

Em paralelo, a empresa está em fase de recuperação financeira. Após amargar perdas operacionais de R$ 70 milhões em janeiro deste ano, em agosto, o Dia registrou lucro operacional. Por sua vez, as perdas operacionais caíram para R$ 7 milhões.

Futuro

Os próximos passos envolvem uma estratégia de preços competitivos dentro do conceito de proximidade. A ideia não é concorrer com o atacado, mas oferecer o menor preço no formato proximidade. A marca própria da rede “A Melhor a Cada Dia” é um dos pilares desse plano ao ofertar produtos de qualidade a preços atrativos. Além disso, a ideia é oferecer itens de qualidade importados, como azeite extravirgem português e macarrão italiano a valores que chegam a custar metade dos praticados pela concorrência.

Fonte: Agência Estado

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada