Cada dia mais próximo de seus clientes, o Dia ampliou marca própria, a cobertura do canal online e lançou novos serviços como vendas pelo WhatsApp
O Dia faz um balanço de um ano particularmente complexo, no qual confirmou a força e o sucesso de sua proposta de valor. Um bom exemplo disso tem sido o crescimento das suas vendas líquidas em patamares globais nos primeiros nove meses de 2022 (12,6%), bem como o sucesso da implementação da sua nova proposta de valor focada na proximidade, aliado ao novo conceito de loja e uma marca Dia renovada, de elevada qualidade e a um preço acessível. Resultados muito positivos, que permitem que a empresa possa acelerar o seu crescimento em 2023 cumprindo o seu propósito de estar cada dia mais perto dos seus clientes.
Durante este ano, a empresa reforçou o seu modelo de proximidade apostando em um novo conceito de loja que já é uma realidade em mais de 2.200 estabelecimentos – 60% da sua rede global de proximidade. Para isso, a tecnologia também tem desempenhado um papel fundamental, contribuindo para a implementação de um novo modelo operacional que permite a padronização de tarefas e um sistema de pedidos mais rápido e eficiente.
Serviços reforçados
A nova proposta de valor do Dia também foi notada em suas prateleiras. Fiel ao seu propósito de oferecer qualidade a preços acessíveis, impulsionou sua marca própria com mais de 2.700 novos produtos, sendo lançados mais de 700 neste ano globalmente. A empresa iniciou há dois anos um processo de renovação da sua marca própria em que optou por reformular receitas e trabalhar com fornecedores locais para garantir a qualidade dos seus produtos e oferecer uma nova variedade com o melhor custo-benefício.
Neste sentido, a qualidade do Dia está conquistando cada vez mais consumidores e os produtos de marca própria têm um peso importante na cesta de compras de cada mercado (52% na Espanha, 31% na Argentina, 29% no Brasil e 42% em Portugal).
O Dia se estabeleceu como a cadeia líder em proximidade nos diferentes mercados em que opera. Com o objetivo de continuar garantindo esta acessibilidade e promovendo uma melhor experiência de compra em todos os canais, físicos e digitais, a empresa também reforçou o seu e-commerce. No caso do Brasil as lojas contam com a colaboração de marketplaces para vendas online, além do próprio canal de vendas no WhatsApp. Na Espanha, o site próprio atualmente atinge 80% da população local (mais de 34 milhões de pessoas), expandindo a cobertura para a costa do país e seu serviço de entrega em menos de 1 hora. A Argentina já conta com 590 pontos de retirada de compra e um novo serviço expresso com entrega em menos de 1h. E em Portugal, o serviço online já contempla 55% da população.