O Dia Nacional da Mulher Empresária, comemorado em 17 de agosto, simboliza o reconhecimento da determinação, visão e competência das mulheres que impulsionam negócios em todo o país. No setor supermercadista, historicamente marcado pela predominância masculina, o avanço da liderança feminina se mostra cada vez mais expressivo.
A presença feminina no setor supermercadista vai muito além das funções operacionais e de atendimento ao público. Cada vez mais, mulheres assumem protagonismo na gestão, inovação e evolução das lojas, imprimindo um estilo de liderança que valoriza a percepção detalhista, a busca por excelência no atendimento e a capacidade de conciliar diferentes papéis, inclusive em momentos desafiadores do mercado. Segundo lideranças femininas do setor, o olhar atento para as necessidades do cliente e a habilidade em valorizar o trabalho em equipe são diferencial das empresárias supermercadistas, capazes de transformar o ambiente corporativo e impulsionar o crescimento dos negócios.
Aprovado, recentemente pelo Senado Federal, o Dia Nacional da Mulher Empresária é um marco importante para o empreendedorismo feminino no Brasil, que reconhece e valoriza o papel das mulheres na economia brasileira. “Na ABRAS, temos a honra de contar com profissionais competentes com 33% de mulheres em nosso corpo diretivo, reafirmando nosso compromisso com o empoderamento feminino e a representatividade feminina em nossa sociedade. No setor supermercadista, encontramos inúmeros exemplos inspiradores que vão desde as grandes corporações até as pequenas empresas familiares. Esses exemplos concretos destacam, claramente, como têm contribuído de forma essencial para a administração e o funcionamento desses negócios. Além disso, é superpositivo perceber como cada vez mais mulheres estão ocupando posições de liderança nas empresas”.
Apesar dos avanços, persistem desafios: a equidade de gênero nos cargos mais altos ainda está em construção, e há obstáculos como o acesso a crédito, jornadas múltiplas e a superação de antigos estigmas. Dados de 2023 mostram que as mulheres representam cerca de 33% da liderança no setor supermercadista nacional, percentual ainda inferior ao seu protagonismo como força de trabalho no varejo. Políticas de incentivo, programas de formação e ambientes de trabalho mais inclusivos têm sido fundamentais para aumentar a presença, a influência e a valorização dessas profissionais.
Celebrar o Dia Nacional da Mulher Empresária é valorizar histórias de conquistas, resiliência e empreendedorismo feminino que inspiram o setor supermercadista. O futuro do varejo alimentar passa necessariamente pelo talento, sensibilidade e capacidade inovadora das mulheres, que desafiam limites, conquistam espaço e contribuem para um segmento mais diverso, dinâmico e atento às necessidades da sociedade brasileira.