Por Redação SuperHiper
O que antes era exclusividade das floriculturas agora ganha espaço entre frutas, legumes e hortaliças. Com atenção à curadoria, refrigeração e abastecimento dos displays, os supermercados apostam cada vez mais na oferta de flores como alternativa prática e atrativa para o consumidor. Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, essa estratégia ganha ainda mais força nos pontos de venda. Diante disso, redes como Prezunic e Flex Atacarejo apostam em iniciativas especiais para a celebração que envolvem consultoria, personalização de buquês e até kits para jardim.
E esse “match” tem tudo para funcionar: a data representa cerca de 10% das vendas totais de flores em todo o ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Para 2025, a expectativa do setor é de um aumento de 6% a 9% da comercialização em relação a 2024.
As flores seguem entre as preferências do público para o Dia dos Namorados. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), cerca de 11% dos casais brasileiros devem optar por esse tipo de presente em 2025. Em 2023, segundo o mesmo índice, os segmentos de supermercados e hipermercados estiveram entre os que mais cresceram em vendas no período, com alta de 10,1%.
Flex Atacarejo
Com uma expectativa de aumento 15% nas vendas da seção de floricultura por causa do Dia dos Namorados, a rede Flex Atacarejo, que atua no interior paulista, preparou uma ação especial com flores, plantas e kits para jardim. A rede está disponibilizando um conjunto de espaços exclusivos, com opções para atender todo tipo de público.
Mensalmente, desde o início de 2025, a área de plantas e flores registra, em média, um faturamento de R$ 350 mil e reúne aproximadamente 150 SKUs, entre eles: orquídeas, rosas, girassóis, suculentas, cactos, zamioculcas e palmeiras. A seção está presente em todas as sete lojas nas cidades paulistas de: Valinhos, Vinhedo, Itatiba, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse.
Na avaliação da rede, o segmento contribui positivamente para a beleza natural do ambiente da loja, trazendo um clima agradável e acolhedor, melhorando a experiência de compra e impulsionando vendas adicionais, com maior rentabilidade, além da variedade de escolha para o cliente. E, no atacarejo, o giro é maior pela quantidade de clientes que entram na loja. Com isso, a quebra acaba se diluindo, aumentando a rentabilidade do negócio.
Entretanto, literalmente, “nem tudo são flores”. O maior desafio é achar mão de obra especializada. Na avaliação do Flex Atacarejo, encontrar colaboradores dedicados aos cuidados de flores e plantas faz com que a durabilidade do produto se estenda, garantido maior potencial de vendas e lucratividade para o departamento.
Prezunic
No Rio de Janeiro, a rede de supermercados Prezunic tem investido na categoria, com a inauguração de um setor específico de flores em duas de suas unidades – Barra e Recreio – além da expansão do espaço dedicado às plantas em lojas reinauguradas recentemente, nos bairros de Botafogo e Pechincha.
Além de diversos tipos de flores e plantas ornamentais, o Prezunic disponibiliza profissionais especializados para orientar os clientes nas lojas da Barra e Recreio. Dependendo de quem irá receber o presente, os consultores podem sugerir espécies ideais para cada perfil, além de dar dicas sobre cuidados e ideias de arranjos, oferecendo, ainda, o serviço de personalização de buquês. Também é possível adquirir insumos para plantar e cultivar espécies em casa.
Flores e plantas ornamentais estão disponíveis em todas as 38 unidades do Prezunic. Além das tradicionais rosas vermelhas, as orquídeas também costumam estar entre as líderes de vendas no Dia dos Namorados. A rede dispõe de diversas outras espécies cuja procura tem crescido ao longo dos anos, de um simples vasinho a opções mais sofisticadas.
Com uma expectativa de aumento 15% nas vendas da seção de floricultura por causa do Dia dos Namorados, a rede Flex Atacarejo, que atua no interior paulista, preparou uma ação especial com flores, plantas e kits para jardim. A rede está disponibilizando um conjunto de espaços exclusivos, com opções para atender todo tipo de público.
Mensalmente, desde o início de 2025, a área de plantas e flores fatura uma média de R$ 350 mil e reúne aproximadamente 150 SKUs, entre eles: orquídeas, rosas, girassóis, suculentas, cactos, zamioculcas e palmeiras. A seção está presente em todas as sete lojas nas cidades paulistas de: Valinhos, Vinhedo, Itatiba, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse.
Na avaliação da rede, o segmento contribui positivamente para a beleza natural do ambiente da loja, trazendo um clima agradável e acolhedor, melhorando a experiência de compra e impulsionando vendas adicionais, com maior rentabilidade, além da variedade de escolha para o cliente. E, no atacarejo, o giro é maior pela quantidade de clientes que entram na loja. Com isso, a quebra acaba se diluindo, aumentando a rentabilidade do negócio.
Entretanto, literalmente, “nem tudo são flores”. O maior desafio é achar mão de obra especializada. Na avaliação do Flex Atacarejo, encontrar colaboradores dedicados aos cuidados de flores e plantas faz com que a durabilidade do produto se estenda, garantido maior potencial de vendas e lucratividade para o departamento.
Análise conjuntural
“Estamos observando uma mudança significativa no comportamento de compra: as flores passam a ocupar um novo protagonismo nas gôndolas, aproximando o consumidor de experiências mais sensoriais e afetivas dentro dos supermercados”, afirma a country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) e head de Produtos da Francal, afirma Valeska de Oliveira Ciré. E acrescenta. “Essa transformação não só atende às expectativas de praticidade, como impulsiona valor agregado e diferenciação no varejo alimentar.”
Ainda segundo análise da IFPA, para além das datas comemorativas, a aposta em flores vem se consolidando como um movimento consistente no varejo alimentar. Redes de diferentes perfis têm ampliado o sortimento com opções que incluem vasos de plantas, itens de jardinagem e acessórios decorativos, com foco na praticidade e nas tendências de consumo. Prova disso, é que a seção já está presente até mesmo em modelos tradicionalmente com sortimento menos sofisticado, como o atacarejo.