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Dia dos Namorados: quatro dicas para um e-commerce eficiente

De Redação SuperHiper
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Em 2022, o e-commerce faturou R$ 6,54 bilhões com a data; a previsão para 2023 é de alta nas vendas

O sucesso o de uma empresa muitas vezes está nas mãos da pontualidade de suas entregas. E quando se trata de ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados – comemorado dia 12 de junho – a pressão é ainda maior.

De acordo com dados da Neotrust, em 2022, o número de pedidos online cresceu 9,8% com o Dia dos Namorados, alcançando 15,4 milhões de compras digitais. No estudo, o e-commerce teve um faturamento total de R$ 6,54 bilhões com a data, representando um aumento de 0,3% em relação ao ano de 2021 – e a tendência para 2023 é de crescimento.

Desta forma, surge a pergunta: como é possível uma empresa conseguir prestar atendimento ao cliente com entregas pontuais?

Otimização dos processos logísticos

A otimização dos processos logísticos é um dos fatores mais importantes na decisão de compra dos clientes. A pontualidade das entregas, o custo de envio e o serviço ao cliente – em caso de problemas com os pedidos – são aspectos que importam significativamente aos compradores. “É fundamental que a empresa tenha uma solução logística que permita agilizar seus envios, economizar tempo no processo e oferecer uma experiência superior aos seus clientes”, pontua Alvaro Loyola, country manager da Drivin.

Planejamento e antecipação

70% dos consumidores iniciam suas buscas 15 dias antes de períodos de alta demanda, de acordo com estatísticas da Making Science, uma consultoria em marketing digital. Esse dado remete como um bom planejamento e organização são fatores fundamentais para alcançar o sucesso em uma loja virtual. Assim, antes do início do pico de vendas do Dia dos Namorados, uma loja on-line deve estar preparada para que os potenciais compradores possam explorar suas ofertas e despertar seu interesse.

Enriqueça a experiência de compra

“Para enriquecer as expectativas do cliente, é importante implementar o AMP (Accelerated Mobile Pages) – ferramenta de otimização para um conteúdo estático de carregamento rápido – melhorando a velocidade, ajudando com o SEO e reduzindo em um fator de 10x os gastos em comparação com não utilizá-la”, explica o especialista.

Além disso, Loyola sugere a usabilidade como orientação, limitando as janelas pop-up, criando mapas do site para guiar o usuário e os rastreadores do Google. Outro ponto importante é a disponibilidade e desempenho, a fim de antecipar possíveis problemas de carregamento e desempenho, identificando gargalos e utilizando uma tecnologia adequada para revisão.

Inteligência artificial e análise preditiva

A tecnologia pode ajudar a minimizar erros e otimizar os tempos de entrega. Com a inteligência artificial, a probabilidade de sucesso nas entregas dentro do prazo está diretamente relacionada à correta implementação dos avanços tecnológicos.

Picos de alta demanda repetem-se a cada ano e geram dados sobre todo o processo logístico. Antes da IA, a dificuldade era reuni-los de forma rápida e precisa em poucos cliques. Com os algoritmos inteligentes é possível analisar trajetos passados e melhorar continuamente a otimização de rotas, usando para seu aprimoramento os dados recebidos constantemente pela plataforma.

“Tecnologias com IA em gerenciamento de transporte, auxiliam na tomada de decisões acuradas sobre alocação de recursos, bem como avaliar se vale a pena investir em terceirização, contratação de mais motoristas ou aluguel de veículos. Desse modo, a comunicação na cadeia de suprimentos é aperfeiçoada e evita desperdícios, conflito de informações, excessos ou perdas de estoque e flutuações”, finaliza.

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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