Namorados movimentaram o varejo físico e digital enquanto as Festas Juninas impulsionam as vendas no setor de supermercados com expectativa de crescimento de até 15%
O Dia dos Namorados movimentou o varejo digital alguns dias antes da data comemorativa e também teve reflexos em lojas físicas com as conhecidas compras de última hora. Segundo dados da Linx, empresa do grupo StoneCo. e líder em tecnologia para o varejo, o primeiro final de semana do mês de junho registrou aumento de 12% nos pedidos e acréscimo de 10% no faturamento dos e-commerces em comparação com o último final de semana do mês anterior.
Em lojas omnichannel, que atuam de forma híbrida e integrada entre os meios digitais e físico, o aumento foi de 19% nos pedidos e 9% no faturamento, na mesma comparação. “O Dia dos Namorados é uma das datas comerciais mais esperadas para o varejo e, cada vez mais, os meios de venda digitais têm tido protagonismo. Tanto que os consumidores já têm se organizado para buscar produtos com antecedência e garantir a comodidade da compra virtual e entrega na data esperada”, explica Tiago Mello, CPO e CMO da Linx.
Já nas lojas físicas, o maior movimento aconteceu no próprio dia 12 de junho, com a Linx registrando aumento de 40% no volume de pedidos e de 15% no faturamento frente a uma segunda-feira comum. Considerando os meios de pagamento mais utilizados no dia dos namorados, o destaque foram as transações com cartão de crédito, que correspondem a 60% dos pedidos, seguido pelo cartão de débito, com 35%.
Arraiás nos supermercados
Já os arraiás e quermesses típicos das “festas juninas” aqueceram o setor supermercadista. Neste ano a expectativa é de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o Gerente Comercial do GoodBom Supermercados, Ricardo Cobacho Medeiros, a expectativa é de um incremento de vendas 15% superior a Junho de 2022. “As Festas Juninas são um período tradicionalmente movimentado para os supermercados, mas neste ano os números estão ainda mais animadores para o setor”, afirma Medeiros.
Durante o período das Festas Juninas, produtos como milho verde, pipoca, amendoim, canjica, pé-de-moleque, paçoca e outros alimentos típicos são muito procurados pelos consumidores. Além disso, devido ao clima mais frio em algumas regiões durante o mês de junho, bebidas e ingredientes para a produção de quentão e vinho quente têm um aumento significativo nas vendas.
Para atender a essa demanda, o setor prepara os estoques com antecedência e as lojas são ambientadas com decorações temáticas para atrair o consumidor. “Além disso, estamos entusiasmados em oferecer aos clientes uma experiência festiva única, com produtos de qualidade, barracas que reforçam o espírito junino e bandeirinhas coloridas para criar um ambiente festivo e acolhedor”, relata Medeiros.