Carinhosamente chamados de cãolaboradores, pets interagem com clientes e funcionários e possuem até crachá
No Dia do Vira-Lata, comemorado nessa segunda, 31, o Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, aproveita para reforçar o compromisso com o cuidado e bem-estar dos animais, por meio de ações solidárias que beneficiam pets em suas unidades. Uma das iniciativas que ganhou destaque na bandeira Fort Atacadista é a “Cãolaborador”. Atualmente, o programa conta com a participação de 36 cães adotados nas lojas do Fort Atacadista em diferentes estados, que desempenham um papel relevante na melhoria do ambiente de trabalho, promovendo um clima mais agradável e descontraído entre os colaboradores, além de interagir com os clientes e ganharem atenção e carinho.
É o caso do Bob, cãozinho da Fort Atacadista de São José (SC), que virou o xodó dos funcionários e clientes da loja e se sente em casa. Ainda em Santa Catarina, na loja de Criciúma há uma equipe de peso, com Preto, Bolinha e Cicatriz, que chegaram no Fort ainda na construção da loja e já estão há seis anos na unidade. Ao longo desse período, ganharam casinha, crachás, alimentação muito amor e atenção dos colaboradores, que sempre passam para fazer um carinho e brincar com eles.
Já em Campo Grande (MS), Caramelo foi eleito o funcionário do mês, trabalhando como auxiliar de vigia noturno. Ele faz a guarda da loja, chama a atenção dos clientes e virou o mascote da equipe. Ele faz parte do time do Fort desde a inauguração da loja, em novembro de 2022, e no Natal recebeu a missão de ser o ajudante do Papai Noel, interagindo com as crianças e demais clientes. Desde então, recebe muito carinho, cuidados veterinários, alimentação e abrigo.
As ações do GP em prol dos animais tiveram início em 2019. Desde então, o grupo vem cada vez mais abraçando a causa animal. “Entendemos que a proteção e o cuidado dos animais são fundamentais, além de fazer parte do nosso propósito em ser um bom lugar para passar a vida, transformando as pessoas e o ambiente ao nosso redor, e isso se estende aos cachorrinhos que chegam em nossas lojas”, explica Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira. Os pets ainda acabam desempenhando a função de vigilância, principalmente no período noturno, garantindo assim a segurança do estabelecimento e de seus colaboradores.
Outra ação realizada pela companhia é a doação para ONGs que trabalham incansavelmente para proteger e cuidar dos animais desamparados. Em cada abertura de nova loja, um cheque no valor de até R$ 3.000 – que seria gasto com fogos de artifício na inauguração – é convertido em doação para uma ONG da causa animal da cidade. De acordo com o executivo, no decorrer dos últimos cinco anos, foram doados mais de R$ 80 mil, beneficiando 30 ONGs que lutam pela proteção e bem-estar animal.
Por meio da bandeira Comper, para fomentar essa causa, do dia 7 a 20 de agosto haverá a arrecadação de ração, que será destinada a instituições nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina. O GP ainda cede espaço para a realização de feiras de adoção de cães e gatos, que são realizadas no estacionamento das lojas em parceria com ONGs. Nos últimos cinco anos, foram realizadas 50 feiras, nas quais mais de 600 animais foram adotados e ganharam um lar.