Uma das áreas mais procuradas dentro das unidades, as padarias estão em foco nesse 08 de julho, quando se comemora os panificadores
Pão francês, pão de milho, pão de cebola, pão para hot dog e tantos outros. São inúmeras as opções que os padeiros produzem. E neste dia, 8 de julho, é celebrado este profissional que faz o pãozinho de todos os dias na mesa de milhares de brasileiros. A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), estima que 41 milhões de brasileiros entrem em padarias todos os dias para comprar pão. De acordo com a ABIP, o Brasil tem mais de 70 mil padarias em todo o território. Apenas no ano de 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país, que representou um acréscimo de 15,3% em relação ao ano anterior. Aproximadamente 2,5 milhões de trabalhadores fazem parte do setor de panificação, sendo 920 mil com empregos diretos e 1,6 milhão de profissionais indiretos, ainda segundo dados de 2020.
Há mais de 20 anos a padaria é o local de trabalho de Valtenir José do Carmo, de 58 anos. Ele saiu do trabalho no campo para aprender a profissão no interior de Goiás, em Firminópolis, e há quase 13 anos é padeiro da unidade Alphaville do Bretas, em Goiânia.
E na rede aprimorou seus conhecimentos e chegou a ensinar para muitos colegas, mas em casa a cozinha é território proibido para ele. “Minha esposa gosta de fazer e fala que faço bagunça no espaço dela”, revela.
Caio Magno da Silva, de 29 anos, é padeiro da rede Bretas em Sete Lagoas (MG) há quase seis anos. O colaborador conta que era auxiliar em outra padaria e foi convidado para o trabalho. “No Bretas fiz treinamentos e aprimoramentos. Não tinha técnica em confeitaria, agora posso dizer que sou um profissional multiuso”, comenta. O padeiro também gosta de inventar. “Em casa sempre faço os bolos de aniversário e quando sobra um tempo faço misturas de receitas diferentes, com cascas de frutas, muitos já não deram certo. Mas insisto até a família aprovar”.
Mulheres comandam padaria em supermercado do Rio
Em tempos de Copa do Mundo feminina, um timaço de mulheres entra em campo diariamente para garantir o pão e outras iguarias de cada dia na mais nova padaria do bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Na semana do Dia do Panificador – 8 de julho – oito profissionais femininas atuam no setor da recém-inaugurada loja do Prezunic, incluindo a líder da equipe formada por 11 pessoas.
Adriana Fernandes, 51 anos, é a gerenciadora responsável por liderar o time de padeiros, auxiliares, confeiteiras e atendentes na padaria da nova loja. Há nove anos no Prezunic, ela se orgulha da equipe na qual as mulheres são maioria. “Tenho imenso orgulho do meu time. Somos oito mulheres e três homens trabalhando em harmonia, com respeito e muito espírito de equipe. Estamos numa loja nova, com a responsabilidade de conquistar a preferência dos clientes do bairro e muito felizes com a confiança depositada na gente”, comemora Adriana.
Uma das mais novas do time é Andressa Souza, de 21 anos. Recém-contratada, ela auxilia na produção, atende os clientes no balcão e quer fazer carreira no setor, apostando no crescimento profissional.
“Sei que o Prezunic oferece chances de crescimento e incentiva a diversidade. Por isso, me candidatei à vaga, mesmo sem ter experiência em padaria. Passei pelo treinamento e tenho recebido muito apoio dos colegas mais experientes”, explica Andressa. “Em breve, vou ter condições de preparar o pão sozinha, mas, por enquanto, fico como auxiliar, aprendendo com quem faz isso há bastante tempo”.
Há 17 anos no Prezunic, o padeiro Edmilson Menezes é um dos responsáveis pela produção em Laranjeiras. Formado pela própria rede de supermercados, ele já percebe o potencial de algumas de suas auxiliares. “Já formei mulheres que hoje são padeiras profissionais no Prezunic, e minha missão continua. Nossa profissão é uma arte, pois todos os dias temos de criar e inovar, e vejo um grande potencial nas minhas colegas que acabam de chegar”, afirma o padeiro.
Mesmo com toda a variedade de produtos da padaria, o pão francês continua sendo o “campeão” de vendas. Ao longo do dia, são mais de 15 fornadas só desse produto na padaria de Laranjeiras, com mais de 2 mil pãezinhos assados diariamente.