A inteligência artificial (IA) e o uso de dados dominaram as discussões durante a NRF 2025 – Retail’s Big Show, realizada de 12 a 14 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos. Toda essa tecnologia se volta para conhecer mais a fundo o consumidor e mapear suas preferências e dores a fim de atendê-las e fazer da experiência de compra um trunfo diante de um varejo cada vez mais multicanal e disruptivo.
Junto das tecnologias em si, outro ponto fundamental abordado na nova edição da NRF é a urgência. A velocidade na tomada de decisões é apontada como fundamental, sendo uma unanimidade no setor a necessidade de as empresas mergulharem de cabeça em projetos arrojados, que realmente transformem o cenário atual.
A IA lidera a revolução varejista ao oferecer experiências personalizadas e automatizar processos. “Os consumidores querem soluções sob medida, e a análise de dados será o principal motor dessa transformação”, comenta o especialista em empreendedorismo, Guy Peixoto, que já fundou e liderou mais de 11 empresas em logística, varejo e energia, além de ser autor de um livro sobre o tema.
Durante a NRF 2025, o Google Cloud anunciou uma série de novidades de IA projetadas para ajudar varejistas a transformar seus negócios e oferecer experiências ainda melhores aos clientes, a partir dessa tecnologia.
Atualmente, agentes de IA não apenas recomendam produtos, mas também criam jornadas de compra personalizadas, gerenciam devoluções e oferecem atendimento ao cliente instantâneo. Esses agentes atendem às diversas necessidades dos varejistas, de pequenos negócios a grandes empresas globais, ajudando-os a gerar valor comercial tangível. Adicionalmente resolvem questões relacionadas a interrupções na cadeia de suprimentos, pressões de preços e alta rotatividade de funcionários.