Com faturamento próximo dos R$ 10 bilhões, a Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol – comemorou antecipadamente na última sexta-feira, 18, os seus 61 anos de fundação com café especial para os cooperados e colaboradores, além de uma cerimônia religiosa e uma ação social voltada à moradia popular.
“Comemoramos o bom desempenho das nossas atividades, graças a união dos 9,4 mil cooperados e 16 mil colaboradores. É com o propósito de cooperar sempre que a Copacol vem agindo ao longo dos 61 anos: com a geração de oportunidades, transformando realidades e proporcionando qualidade de vida para todos”, disse o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
A Copacol foi a primeira cooperativa do Oeste do Paraná, fundada em 23 de outubro de 1963. Ao longo dos anos, ela incorporou diferente negócios: produção de grãos, insumos e sementes; produção de ração animal; avicultura; suinocultura; piscicultura; bovinocultura de leite e supermercados. Possui também uma linha de produtos industrializados com as marcas Copacol e Frimesa. Com filiais de vendas em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Bebedouro (SP) e Dubai (Oriente Médio), a marca da cooperativa está presente em todos os Estados brasileiros e 80 países diferentes.
As comemorações do aniversário da cooperativa foram marcadas pela ação social Projeto Moradias Copacol, que realizou o sonho da casa própria para 532 famílias de colaboradores. O investimento total foi de R$ 80,5 milhões. Para a realização do projeto houve a união de forças com o governo do Paraná, a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), a Caixa Econômica Federal e a Copacol, que doou os terrenos para a construção das casas nas duas cidades: em Cafelândia (PR) e em Nova Aurora (PR).
Os beneficiários receberam as moradias de 43,85 metros quadrados, com piso cerâmico em todos os ambientes, sala integrada, dois quartos, cozinha e banheiro com azulejos nas áreas molhadas, lavanderia coberta, quintal e vaga de garagem. Os lotes variam de 151 metros quadrados a 180 metros quadrados, possibilitando ampliação das residências. Paralelamente, foram realizadas obras de infraestrutura, como: implantação de esgoto e da rede de abastecimento de água, pavimentação, rede elétrica e sinalização das vias.
“As moradias simbolizam a contribuição social gerada pela Copacol que torna a região ainda mais visível, para que os moradores tenham benefícios, entre eles infraestrutura, educação e moradia, o que é essencial para todos terem um futuro digno”, afirmou Pitol.
Cafelândia é uma das maiores produtoras de aves do Paraná, e Nova Aurora é a segunda maior produtora de tilápias do Brasil. As duas cidades possuem unidades industriais importantes e têm a Copacol como maior empregadora.