Por Edevaldo Figueiredo
O Grupo Carrefour Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular por meio de um robusto projeto de logística reversa, liderado pela diretora sênior de sustentabilidade, Susy Yoshimura. Em parceria com grandes marcas como Coca-Cola, Heineken e Colgate, a iniciativa tem como principal objetivo estimular a reciclagem, engajar consumidores e garantir que as embalagens retornem à cadeia produtiva, passando por processos de coleta, triagem e destinação a recicladores certificados. Mais do que cumprir a legislação ambiental, o programa busca incentivar o consumo consciente e consolidar um sistema de reaproveitamento efetivo de materiais.
A expansão do projeto se destaca pelo uso de máquinas inteligentes de coleta de materiais recicláveis, instaladas em lojas do Grupo. Em 2025, já são 58 unidades distribuídas em mais de 11 estados e 20 cidades, com previsão de crescimento nos próximos meses. Por meio dessas máquinas, os consumidores podem descartar corretamente embalagens pós-consumo e ainda receber benefícios diretos, como descontos em produtos, créditos de transporte e transferências via PIX. Dessa forma, o Carrefour transforma o ato de reciclar em uma experiência prática e recompensadora, aproximando o consumidor do conceito de economia circular.
Leia também:
- Rede Bom Lugar Supermercados reduz impacto ambiental com Cupom Verde
- Fort Atacadista avança em sustentabilidade com solarização de lojas
- Grupo Big Box e Ultrabox é a 1ª rede do varejo alimentar do mundo a participar da Conferência da ONU
Com resultados expressivos, mais de 10 toneladas de embalagens recicladas em 2024 e uma meta de alcançar 30 toneladas até o fim de 2025, o projeto consolida-se como uma das principais ações ESG do Grupo Carrefour Brasil. Além dos ganhos ambientais, a iniciativa promove impactos sociais relevantes, ao integrar cooperativas e recicladores certificados e gerar oportunidades de renda. Alinhado à estratégia global de sustentabilidade da companhia, o programa reafirma o compromisso do Carrefour com a redução de emissões de carbono, a preservação ambiental e o fortalecimento de uma economia mais inclusiva e de baixo impacto ambiental.
Confira a seguir, a entrevista exclusiva realizada pela SuperHiper com a diretora sênior de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.
Qual é o principal objetivo do projeto de logística reversa do Grupo Carrefour Brasil junto com seus parceiros estratégicos?
O principal objetivo do projeto de logística reversa do Grupo Carrefour Brasil, em conjunto com seus parceiros estratégicos, é estimular a reciclagem, engajar os consumidores e promover um ciclo contínuo da economia circular — assegurando que as embalagens retornem à cadeia produtiva, passando pela coleta, triagem e destinação a recicladores certificados.
Mais do que cumprir a legislação brasileira – como a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos – o programa busca engajar clientes, parceiros e toda a sociedade na construção de um consumo mais consciente e de um sistema de reaproveitamento efetivo de materiais.
Quais empresas parceiras estão envolvidas na operação e gestão das máquinas inteligentes de coleta de materiais recicláveis do projeto?
Atualmente, as máquinas inteligentes são realizadas em parceria com fornecedores e parceiros estratégicos como, por exemplo, Coca-Cola, Heineken e Colgate.
Como o projeto de logística reversa do Carrefour Brasil incentiva o engajamento dos consumidores no descarte correto de resíduos?
O projeto de máquinas inteligentes do Grupo Carrefour Brasil estimula o engajamento dos consumidores ao transformar o descarte correto em uma experiência simples, acessível e motivadora. Por meio desses equipamentos, os clientes podem depositar embalagens pós-consumo de forma prática, recebendo benefícios diretos, como descontos em produtos e serviços, créditos para transporte ou transferências via PIX. O programa busca estimular um novo hábito de consumo responsável, aproximando o consumidor do conceito de economia circular. Ao participar, cada pessoa contribui para que as embalagens retornem à cadeia produtiva e fortalece o compromisso coletivo com um futuro mais sustentável.
Quantas máquinas inteligentes de coleta de recicláveis foram instaladas em 2025 e em quantas cidades e estados estão distribuídas?
Em 2025, foram instaladas 30 máquinas em lojas do Grupo, totalizando 58 unidades. Nos próximos meses, a expectativa é de instalar mais 8 máquinas entre São Paulo e o Distrito Federal. Essas máquinas estão presentes em mais de 11 estados e 20 cidades.
Qual foi a quantidade de embalagens pós-consumo arrecadada pelo projeto de logística reversa do Carrefour Brasil em 2024 e qual a meta para 2025?
Em 2024, foram arrecadadas mais de 10 toneladas de embalagens nas máquinas inteligentes e a expectativa é de finalizar 2025 com aproximadamente mais 30 toneladas. A expectativa para os próximos meses é ampliar a operação, com a instalação de mais oito máquinas em São Paulo e no Distrito Federal.
De que forma os consumidores são beneficiados ao participarem do programa de logística reversa do Grupo Carrefour Brasil?
Os consumidores são beneficiados tanto de forma direta quanto indireta. Além das recompensas como descontos em produtos e serviços, créditos de transporte e transferências via PIX, o programa oferece a oportunidade de participar ativamente de um movimento de consumo mais consciente.
Ao utilizar as máquinas de logística reversa, cada cliente ajuda a diminuir o volume de resíduos enviados aos aterros, ao mesmo tempo em que colabora para a preservação ambiental e impulsiona a economia circular, transformando o ato de reciclar em uma atitude simples, motivadora e gratificante, que gera impacto positivo para toda a sociedade.

Como o projeto de logística reversa está alinhado com a estratégia de sustentabilidade e as diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG) do Grupo Carrefour Brasil?
O projeto de logística reversa representa uma das principais iniciativas do Grupo Carrefour Brasil para impulsionar a transição rumo a uma economia circular, reduzindo o desperdício e promovendo o reaproveitamento responsável de materiais ao longo da cadeia de valor.
Mais do que seguir uma regulamentação, essa iniciativa reflete uma visão de futuro sustentável, em que o consumo e a produção caminham lado a lado com a proteção do planeta e da biodiversidade. O projeto também reforça o compromisso do Grupo com a redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e para uma economia de baixo carbono.
Quais impactos ambientais e sociais são esperados com a expansão do projeto de logística reversa do Grupo Carrefour Brasil em parceria com o Grupo Heineken, Coca-Cola Femsa e Colgate?
A expansão do projeto de logística reversa do Grupo Carrefour Brasil, em parceria com o Grupo Heineken, Coca-Cola Femsa e Colgate, amplia o alcance e o impacto positivo da iniciativa em todo o país.
Do ponto de vista ambiental, o aumento das máquinas e pontos de coleta permite reciclar um volume crescente de embalagens pós-consumo, evitando a destinação inadequada de resíduos e fortalecendo o ciclo da economia circular. No aspecto social, o projeto estimula novos hábitos de consumo responsável, amplia a conscientização coletiva sobre descarte correto e gera oportunidades de renda ao integrar cooperativas e recicladores certificados, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e inclusiva.
Gostaria de complementar alguma outra informação?
É importante mencionar que as iniciativas de logística reversa permitem que o Grupo ofereça aos clientes alternativas para o descarte correto de resíduos. Além da logística reversa de embalagens, as lojas contam com pontos de coleta para pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos de impressora, eletroeletrônicos, medicamentos, cápsulas de café e óleo de cozinha.
Desde 2016, o Grupo Carrefour Brasil conta com uma área dedicada ao tratamento de produtos devolvidos por arrependimento, defeito ou avaria, garantindo uma atuação estratégica tanto na experiência do consumidor quanto na sustentabilidade das operações. O processo inclui o recebimento dos itens, triagem para avaliação do estado e funcionamento e a destinação adequada de cada produto.
Com base na análise dos itens devolvidos, os produtos são direcionados para recondicionamento junto à indústria do fornecedor, reintegração ao mercado como seminovos em saldos ou leilões, prolongando a vida útil dos itens.