Oferecer uma jornada de compra mais fluida, personalizada e conectada aos cooperados e clientes, alinhando eficiência operacional a soluções tecnológicas avançadas. Esse é o objetivo da COOP com a modernização da sua área de Tecnologia da Informação (TI), que passa a ter como head, Ana Paula Regis dos Santos.
Esse novo momento vem acompanhado da abertura de novas vagas e do desenvolvimento de um amplo programa de capacitação para a equipe atual. Todas as oportunidades estão disponíveis no site.
A empresa avança na adoção de um modelo centrado no consumidor, que une modernização tecnológica e alinhamento estratégico ao “Nosso Jeito de Ser e de Fazer”. Entre as principais iniciativas estão:
– Adesão à infraestrutura em nuvem para maior flexibilidade, escalabilidade e segurança;
– Reestruturação do core de inteligência interna para impulsionar projetos de transformação digital;
– Fortalecimento da experiência omnichannel, conectando as lojas físicas ao varejo digital de forma integrada.
A fim de personalizar ainda mais a jornada de compra, a COOP também está ampliando o uso de ciência de dados para apoiar a área comercial. “Precisamos compreender profundamente o perfil de consumo de cada cooperado para criar estratégias de venda personalizadas e mais assertivas. Essa abordagem torna a área de dados central na organização, conectando-se a diferentes departamentos para entregar inteligência e resultados com foco no cliente”, destaca Ana Paula.
Confira, a seguir, entrevista exclusiva feita pela reportagem de SuperHiper sobre o tema com a nova head de TI da COOP, Ana Paula Regis dos Santos.
É possível detalhar do que se trata a reestruturação do core de inteligência interna para impulsionar projetos de transformação digital? O que deve ser modificado? Qual é o objetivo?
Trata-se de internalizar serviços que, atualmente, a COOP faz com parceiros pela falta de conhecimento interno, por exemplo: desenvolvimento de software em diversas tecnologias, tratamento de dados de CRM, etc. Para isso, foi redesenhada uma nova estrutura com novos redimensionamento, lideranças e funções. O objetivo é trazer novas competências e capacitar o time atual.
Quais ações estão previstas para o fortalecimento da experiência omnichannel, conectando as lojas físicas ao varejo digital de forma integrada? Como isso acontecia antes e como passará a funcionar?
A COOP já possui um e-commerce com a operação digital acontecendo nas lojas físicas. Para este tema, estamos buscando a maturação do modelo. Em 2025, estamos abrindo uma nova frente de trabalho que tratará a experiência digital do cliente e na qual a jornada física e digital será repensada para tratar os cadastros e os diversos momentos de iteração de forma mais integrada.
A inteligência artificial (IA) dominou a NRF em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Um dos pontos de destaque recai sobre utilizar IA para dados e, com isso, oferecer uma experiência de compra cada vez mais personalizada aos clientes. O que a COOP possui atualmente envolvendo essa tecnologia? Quais os resultados práticos? E como pretende explorar isso no futuro?
Em 2024, construímos nossa área de dados. Estamos cada vez mais orientando nossas decisões de negócio a dados. Em 2025, com a constante necessidade de crescimento, o desafio de adicionar mais um item ao cupom fiscal do cliente foi estabelecido como uma métrica simples, mas de grande impacto. Para isso, utilizaremos o estudo de correlações e potencial de promoção realizado previamente para executar uma campanha que colocará à prova a capacidade da IA em gerar resultados concretos e significativos.
Outro tema da NRF recaiu sobre ações de retail media principalmente direcionadas ao varejo físico e a programas de fidelidade e satisfação para atrair, reter e fidelizar clientes. O que a COOP já realiza nessa área e o que vem pela frente?
Temos investido de forma consistente em estratégias de retail media e ações que ampliam a fidelização de clientes no ambiente físico e digital. Algumas das principais iniciativas já realizadas são:
1. Retail Media:
– Parcerias com fornecedores: já utilizamos nosso espaço físico e digital como um canal de mídia, permitindo que fornecedores promovam seus produtos nas lojas e nas plataformas digitais, como aplicativos e site;
– Tecnologias in-store: instalação de telas e totens digitais para campanhas promocionais em tempo real, oferecendo comunicação personalizada aos clientes dentro das lojas;
– Análise de dados: utilização de informações sobre o comportamento de compra do cliente, obtidas por meio do programa de fidelidade, para direcionar ofertas personalizadas e campanhas publicitárias mais eficazes.
2. Programas de fidelidade:
– Cartão COOP: ofertas exclusivas e descontos para os clientes que utilizam o programa, gerando valor imediato ao consumidor;
– Promoções personalizadas: com o uso de IA, entregamos promoções direcionadas, estimulando maior frequência e tíquete médio.
3. Experiência e satisfação:
– Ações de engajamento local: iniciativas voltadas para fortalecer a relação com a comunidade, como eventos, campanhas promocionais sazonais e programas educacionais;
– Feedback em tempo real: coleta ativa de insights por meio de totens de satisfação ou interações digitais pós-compra, promovendo melhorias na experiência do cliente.