O mercado de vinhos no Brasil tem apresentado um crescimento expressivo, impulsionado pelo aumento do consumo de rótulos nacionais, pela adoção de práticas sustentáveis e pela expansão de vinícolas em diferentes regiões. Somente no primeiro trimestre deste ano, as vendas registraram alta de 7%, consolidando o país como um dos novos protagonistas no cenário mundial da bebida.
Diante desse movimento, torna-se cada vez mais relevante oferecer aos consumidores informações sobre o universo do vinho, desde os tipos de uvas e harmonizações até o consumo consciente. “Por meio da Confraria de Vinhos, a Coop não apenas leva esse conhecimento aos cooperados e clientes, mas também fortalece a experiência de compra e relacionamento”, afirma a gerente de experiência do cliente, Elisabete Marques.
A mais recente edição do evento foi realizada em 18 de setembro, na unidade Industrial de Santo André, e contou com degustação de vinhos da Vinícola Concha y Toro, harmonizados com frios Seara, massas Rana, frutas Benassi, linguiças Rocca e sorvetes Bariloche. A condução ficou a cargo do sommelier e consultor especialista Anísio Fonseca, que apresentou seis rótulos, entre tintos, rosé e branco.
Segundo Fátima Merlin Alfano, cooperada e membro do Conselho de Administração, a iniciativa reforça a proximidade da rede com o público. “A Confraria de Vinhos estabelece um vínculo importante com o cliente, pois além de apresentar a variedade de opções disponíveis nas gôndolas, reforça a valorização do consumidor”.
Atualmente, o mix da Coop reúne mais de 500 rótulos de vinhos nacionais e importados, incluindo a linha exclusiva Tierra de Los Andes, trazida do Chile.