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COOP anuncia crescimento de 5,7% em 2022

De Administrador SH
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Empresa registra faturamento de 2,8 bilhões e espera crescer 3% este ano, inaugurando mais 3 novos supermercados

Após a realização da Assembleia Geral Ordinária para apresentar aos seus cooperados os resultados de 2022, nesta manhã do dia 29, a COOP conversou com um grupo de jornalistas e divulgou os resultados do ano de 2022. Apesar do cenário econômico brasileiro de ter sido marcado por grandes desafios que envolveram a manutenção da inflação elevada, aumento do risco fiscal e a guerra entre duas nações do leste europeu, a Coop registrou um crescimento no fornecimento total de 5,7% no ano, alinhado com a evolução do IPCA-IBGE.

O faturamento bruto da empresa fechou o período em R$ 2,8 bilhões, sendo o setor de supermercados responsável por 76,6% do valor, seguido de 19,4% pelas drogarias, 2,8% pelo atacarejo e 1,2% os postos de combustíveis. A lucratividade EBITDA subiu 1,3 ponto percentual e seu o valor absoluto cresceu 58% em relação ao ano anterior, principalmente em função dos ganhos de produtividade implementados.

O diretor geral da COOP, Pedro Matos, salientou que o crescimento do atacarejo, apesar de parecer pequeno, foi expressivo pois é uma unidade nova, com menos de um ano de existência. Para o diretor, esta é um formato que ainda estão estudando e aprendendo, mas esperam crescer como uma nova unidade de negócio.

Nova plataforma

Ao longo do ano passado, a Coop investiu R$ 141,5 milhões em melhorias operacionais e na revitalização de suas unidades. Foi inaugurada a primeira unidade no formato atacarejo, em São José dos Campos; quatro novas drogarias, sendo uma delas unidade-conceito em Santo André, além da internalização das operações do centro de distribuição e a conclusão da implantação da nova arquitetura de sistemas.

No ano passado, a Coop também finalizou a nova plataforma de e-commerce para os dois negócios – supermercado e drogaria, em atenção à demanda crescente por parte dos seus cooperados e clientes.

Segundo o diretor geral da COOP, o objetivo do e-commerce é se tornar um negócio mais robusto e quando for mais maduro, a plataforma chegará ao patamar do negócio físico. Por isso, fizeram investimentos em uma nova arquitetura de sistemas e concluíram sua implantação em 2022.

“Os investimentos nessa plataforma já mostram resultados robustos em relação ao mercado. Desde 2019, nosso comércio eletrônico cresceu quase 100 vezes em número de pedidos atendidos/ano, sendo que nos últimos dois anos crescemos mais de 1.000”, finaliza Pedro Mattos.

Pedro Mattos, diretor geral da COOP

Hoje a COOP possui 30 supermercados, 1 atacarejo, 73 drogarias e 3 postos de combustíveis, totalizando 107 unidades. Para 2023, pretendem abrir mais 3 novos supermercados, 1 novo atacarejo e mais 10 novas drogarias. Quanto ao negócio de postos de combustíveis, o mesmo será descontinuado.

A nova unidade de atacarejo não será no Grande ABC, a empresa está visando o interior, mas a cidade e a unidade ainda não foi escolhida. Quanto às novas unidades de supermercado, a única que foi divulgada será em em Santo André, no Grande ABC. A loja já está em fase de construção.

Novos formatos

A COOP está analisando novos formatos. Ao ser perguntado qual a empresa pretende investir, disse que estão estudando o de proximidade e em condomínios (honest market). Este tipo de loja está ganhando a atenção do consumidor, e segundo o diretor geral, a COOP precisa estar onde o consumidor está. Mas antes, a empresa precisa entender o formato e o tipo de loja que vai entregar.

“Acreditamos no formato de proximidade pois traz um valor agregado, é mais “fresh””, comentou Pedro Mattos. A empresa está negociando os pontos, mas não divulgou onde será.

Cooperados

Hoje, a base ativa de cooperados é de 1.005.040, sendo que apenas no ano passado foram computadas mais de 139 mil novas associações, acumulando 625 mil associações ao longo dos últimos 10 anos. Em 2022, foram 34,9 milhões de compras registradas.

A empresa entende que para atrair mais cooperados precisou ressignificar o cooperativismo, ou seja,  criar diferenciais, e mostrar os benefícios desta economia colaborativa. Assim, conseguirá atrair mais cooperados ativos. A meta para este ano é de crescimento de 3%, ou seja, 30 mil a mais na base ativa.

Com os resultados apresentados, os cooperados que realizaram compras em 2022 em um dos negócios Coop terão retorno proporcional das sobras de R$ 12,7 milhões. A Assembleia Geral Ordinária também aprovou o valor de R$ 635 mil para o seu Programa de Benefícios às Entidades.  

Responsabilidade social

A Coop faz parte do grupo de empresas que busca, além da sustentabilidade financeira dos negócios, ser reconhecida por cuidar do meio ambiente, promover impacto social positivo e adotar uma conduta corporativa ética. E essa responsabilidade faz parte de sua essência colaborativa, norteada pelos sete princípios cooperativistas que pratica desde que foi fundada, em 1954.

Suas iniciativas centradas no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, como prega o 7º princípio, evoluíram ao longo do tempo para projetos sólidos e estruturados que abrigam a Plataforma de Sustentabilidade Coop Faz Bem, formatada em quatro pilares: Faz Bem pra Você, pra Comunidade, pro Planeta e pra Educação  e os recursos para cumprir a promessa da marca Cooperar Transforma vêm, principalmente, da solidariedade dos cooperados, que alimentam dois dos maiores projetos da plataforma, e das leis de incentivo fiscal, que já repassaram à Cooperativa, desde 2014, cerca de R$ 6 milhões para apoio a projetos sociais, educacionais, culturais e esportivos.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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