O segmento de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados vive um momento misto quanto ao comportamento de suas categorias. De um lado, bolos e pães industrializados mostram avanços no consumo — tanto em valores quanto em volumes — principalmente devido ao atributo conveniência, biscoitos e massas se mostram mais sensíveis a preços. É o que os dados, recém-divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), revelam no primeiro quadrimestre do ano.
Entre janeiro e abril deste ano, a Cesta Abimapi registrou um faturamento de R$ 19 bilhões, avanço de 2,7% em relação a igual período de 2024, segundo dados da NielsenIQ.
O maior avanço percentual foi apurado pela categoria de bolos industrializados, com faturamento de R$ 900 milhões no quadrimestre — um crescimento de 12,5% frente aos R$ 800 milhões registrados no ano anterior. O volume também aumentou significativamente: 21 milhões de toneladas, aumento de 8,8%.
Na sequência, os pães industrializados também mostraram forte desempenho, com avanço de 5,9% em valor, alcançando R$ 5,4 bilhões. O volume de vendas subiu 3,5%, de 257,5 milhões para 266,6 milhões de toneladas.
A categoria de biscoitos industrializados, que representa a maior fatia da cesta em faturamento, teve um aumento de 0,9%, totalizando R$ 10,8 bilhões. Porém, apresentou uma retração de 3,6% em volume, com 481,9 milhões de toneladas comercializadas, frente às 500,1 milhões apuradas em igual período de 2024.
Já as massas alimentícias mantiveram a estabilidade em valor, com R$ 1,9 bilhão no primeiro quadrimestre de 2025, mesmo montante de 2024. Em volume, a categoria teve uma leve queda de 0,7%, passando de 356,7 milhões para 354,2 milhões de toneladas.
De acordo com o chefe de Pequenas e Médias Empresas para a América Latina na NielsenIQ, Claudio Czarnobai, a variação entre crescimento de valor e retração de volume em algumas categorias revela um comportamento de consumo mais seletivo, em que o shopper prioriza itens com maior valor agregado, mesmo diante de ajustes de orçamento. “A performance positiva de categorias, como bolos e pães industrializados, reforça uma tendência de conveniência no consumo cotidiano, enquanto a estabilidade de massas e o recuo leve de biscoitos indicam um mercado mais maduro e sensível a preço. O cenário do primeiro quadrimestre de 2025 revela um consumidor mais atento, que equilibra praticidade, qualidade e custo-benefício na hora da compra”, explica.
Para o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, os resultados do quadrimestre ilustram a complexidade e a maturidade da Cesta Abimapi. “Os números mostram um setor em movimento, com categorias em diferentes estágios de maturação e de comportamento de mercado. Enquanto algumas mantêm estabilidade ou registram leve retração em volume, conseguimos crescer em valor agregado — reflexo direto do esforço da indústria em investir em portfólio, diferenciação e gestão eficiente. Esse cenário reforça a importância de acompanhar os ciclos de cada categoria e manter estratégias específicas para garantir competitividade e relevância.”