Por Renato Müller
Um estudo realizado pela consultoria Deloitte mostra que conveniência e frescor dos alimentos são, nessa ordem, os aspectos mais importantes na decisão de compra dos consumidores. Diante de uma concorrência cada vez maior (tanto no setor quanto externamente), o caminho para conquistar o cliente depende de estar disponível para ele e ter qualidade na entrega dos produtos.
Segundo o estudo, 90% dos consumidores gostam de ter acesso a alimentos frescos, enquanto 52% dos executivos de redes supermercadistas esperam que essa área seja a mais importante estrategicamente nos próximos três anos.
Entretanto, na disputa entre conveniência e frescor, velocidade é mais importante: 52% dos consumidores dizem que valorizam mais a conveniência hoje do que no passado e 85% dos varejistas têm feito investimentos significativos para entregar mais desse atributo – seja em soluções prontas, layouts de loja otimizados, novos formatos de venda ou localização das lojas.
A competição é muito mais ampla do que os supermercados costumam pensar. Os executivos das redes estão preocupados principalmente com varejistas online de alimentos (56%) e com aplicativos de venda de alimentos (53%), mas dados de consumo mostram que restaurantes e lojas de descontos ocupam uma parcela importante do orçamento dos clientes com refeições e alimentos preparados.
O estudo foi realizado em duas etapas, em maio e junho, respectivamente com 100 executivos de redes de supermercados nos EUA que faturam pelo menos US$ 1 bilhão por ano e com 2.000 consumidores americanos.