Home SeçõesEconomia Consumo nos lares cresce 2,22% em janeiro, afirma ABRAS

Consumo nos lares cresce 2,22% em janeiro, afirma ABRAS

Em relação a dezembro, o índice registrou queda de -11,51%

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 2,22% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Em relação a dezembro, o índice registrou queda de -11,51%, impactado pela sazonalidade do consumo no final do ano. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contemplam todos os formatos de supermercados.

“Enquanto o crescimento do emprego e da renda impulsionou o consumo nos lares, a inflação dos alimentos e bebidas, que avança pelo quinto mês consecutivo, pressiona o poder de compra e exige dos consumidores mais cautela na composição da cesta de abastecimento e uma busca ainda mais intensa por preços competitivos nos supermercados”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.

No mês, além da manutenção dos níveis de emprego outros recursos contribuíram para movimentar a economia, dentre eles: o pagamento de R$ 13,8 bilhões do Bolsa Família para 20,48 milhões de famílias; o pagamento do 3º lote residual de Imposto de Renda 2024 no valor de R$ 448,9 milhões, para cerca de 144 mil contribuintes (30/12); a liberação de R$ 2,5 bi em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) do INSS.

Ao longo do ano, destacam-se o reajuste do salário-mínimo em 7,5%, que deve injetar cerca de R$ 125,4 bilhões na economia, segundo estimativas do Dieese, e o pagamento de R$ 30,7 bi do PIS/Pasep para 24,4 milhões de trabalhadores, ambos com início em fevereiro. No mês, há ainda o repasse de R$ 575 milhões do Auxílio-Gás beneficiando 5,42 milhões de famílias atendidas pelo programa do Governo Federal.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada