Home SeçõesDestaques Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,58% até agosto

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,58% até agosto

De Renata Ruiz
0 Comentário

Recuos consecutivos nos preços elevaram o volume de itens na cesta de abastecimento

O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,58% de janeiro a agosto de 2023 na comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Após registrar alta expressiva em julho (4,24%), o consumo se manteve estável em agosto, encerrando o mês em 0,80%. Na comparação com agosto de 2022, o crescimento é de 4,12%.

O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As quedas consecutivas nos preços dos alimentos contribuíram para o aumento no volume de itens adicionados à cesta de consumo.

“A estabilidade de renda combinada com a queda nos preços dos alimentos permitiu ao consumidor acrescentar mais itens na cesta de abastecimento dos lares e buscar itens de valor agregado, a exemplo da carne bovina”, analisa o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.

Em agosto, dentre os principais recursos injetados na economia estão: R$ 14,25 bilhões do programa Bolsa Família, R$ 608 milhões em Auxílio Gás, R$ 1,7 bilhão em pagamentos de Requisições de Pequeno Valor (INSS), R$ 7,5 bilhões do 4º lote de Restituição do Imposto de Renda.

Para setembro, estão previstos os repasses de R$ 14,58 bilhões do Bolsa Família – segundo maior patamar liberado no ano, o pagamento do último lote de Restituição do Imposto de Renda e a liberação de R$ 2,30 bilhões para pagamento de Requisições de Pequeno Valor (INSS) – maior valor já pago no ano.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada