Por Renato Müller
Os consumidores norte-americanos estão optando cada vez mais por comprar refeições prontas em supermercados, em vez de ir a restaurantes. Segundo o relatório “The Power of Foodservice at Retail 2025”, preparado pela FMI – The Food Industry Association, 28% dos consumidores utilizam as áreas de deli dos supermercados – em 2017, esse percentual era de apenas 12%.
Além disso, 53% dos americanos misturam itens comprados nas áreas de foodservice dos supermercados com itens preparados em casa, criando refeições híbridas que cumprem o papel de trazer sabores diferentes e economizar tempo. “Os consumidores vêm os alimentos preparados nos supermercados como uma alternativa real à ida aos restaurantes, e não somente como uma opção conveniente”, afirma Allison Febrey, gerente senior de pesquisas e insights da FMI. “Isso reflete o quanto os clientes estão redefinindo o conceito de valor na alimentação”, afirma.
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Na opinião da especialista, os consumidores estão atualmente em busca de refeições que apresentem qualidade e variedade, ao mesmo tempo em que reduzam o investimento de tempo e dinheiro. Essa tendência é reforçada pelo crescimento consistente dos gastos em foodservice no varejo alimentar, que subiram 1,6% nos últimos 12 meses e somaram US$ 52,1 bilhões.
Segundo o relatório, a maior frequência de compra de refeições prontas em supermercados está entre meio-dia e 17h, funcionando tanto para o almoço quanto como parte da preparação para o jantar – neste caso, fazendo um híbrido entre itens comprados prontos e itens preparados em casa.