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Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo

Estudo mostra que consumidores preferem ir ao supermercado físico, mas esperam que as lojas estejam preparados para atender às suas necessidades

De Edevaldo Figueiredo
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Por Renato Müller

Mais de 80% dos consumidores preferem fazer suas compras de alimentos nos supermercados, mas, se houver a possibilidade, eles buscam lojas melhores. E quem não entregar experiências mais interessantes para os clientes acabará ficando para trás.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos pelo SPAR Group, a possibilidade de testar ou ver demonstrações de produtos, o ato de entrar em contato com novos produtos e o planejamento das refeições são motivadores importantes de compra para os consumidores nas lojas físicas. Uma vez nos pontos de venda, os consumidores consideram o atendimento (71%), um checkout rápido (69%) e uma atmosfera encantadora (51%) como atributos importantes para uma experiência de compra positiva. Além disso, a loja desempenha um papel importante na manutenção da fidelidade dos clientes.

“Existem muitas oportunidades para que varejistas e marcas gerem valor para si e criem uma base de clientes fiéis. Mas, para isso, é preciso que as empresas se dediquem a encantar os consumidores em cada ponto da jornada de compras, mas especialmente dentro da loja física”, afirma Mike Matacunas, CEO e presidente do SPAR Group.

De acordo com o SPAR Shopper Insights Survey, 7 em cada 10 consumidores pretendem aumentar a ida às lojas nos próximos 6 meses, refletindo um aumento de confiança em função do arrefecimento da inflação. Nas lojas físicas, 55% dos consumidores dizem que a disponibilidade dos produtos (seja por ruptura ou por estarem trancados em um armário) é um problema a ser resolvido pelo varejo. Quarenta e três por cento dos consumidores indicaram que a falta de colaboradores nas lojas prejudica a experiência de compra, embora (ou talvez por causa da falta de pessoal no ponto de venda) 76% dos consumidores usem aplicativos móveis durante as compras, para conferir e comprar preços ou para acessar promoções.

Entre as conclusões do estudo, para melhorar a experiência dos clientes as marcas do varejo e da indústria precisam melhorar a gestão dos estoques, otimizar a presença dos colaboradores para oferecer uma melhor experiência e investir em mais tecnologia para empoderar o cliente no ponto de venda. “No futuro, a diferenciação no varejo virá do atendimento, seja na loja física ou pelos meios digitais. As lojas precisam se reinventar para entregar o que o cliente deseja, por meio da experiência, da disponibilidade de produtos e da capacitação dos times de atendimento”, avalia Matacunas.

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