<< Voltar pra Home

Consumidor



Consumidores dão cada vez mais importância à origem dos produtos

21 de fevereiro de 2024
 - 
11:29
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Consumidores dão cada vez mais importância à origem dos produtos”

Transparência nas informações de origem e rastreabilidade de produtos passa a ser mais relevante para clientes de supermercados

Renato Müller

O interesse dos consumidores americanos em receber informações sobre a origem dos produtos que compram aumentou nos últimos dois anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Food Marketing Institute (FMI).

De acordo com o estudo Transparency Trends 2023, desenvolvido em parceria com a NielsenIQ, 76% dos consumidores entrevistados consideram importante receber informações sobre os ingredientes e os processos de fabricação dos itens que compram nos supermercados. Esse número representa um crescimento de 4 pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo, de 2021, e de 7 pontos sobre a edição de 2018.

Na avaliação do FMI, oferecer mais informações sobre os ingredientes, processos produtivos e detalhes da fabricação gera mais confiança e fidelidade dos clientes, aumentando as vendas da indústria e do varejo.

Entre os atributos que mais ganharam destaque nas pesquisas dos consumidores estão eletrólitos, alto teor de cafeína, itens “processados/não processados” e efeitos no sistema digestivo. Na opinião do FMI, esses são indicativos de tendências emergentes no setor de alimentos e bebidas.

Em uma indicação de que mais transparência se relaciona diretamente a um impacto nas vendas, 46% dos consumidores afirmam que procuram detalhes específicos sobre produtos quando estão no ponto de venda, enquanto 32% pesquisam antes de ir às compras.

Dessa forma, existe espaço para que as lojas físicas e o e-commerce funcionem como “centros de informação e transparência” sobre os produtos comercializados, especialmente direcionando para conteúdos digitais: mais de 80% dos consumidores se dizem dispostos a usar QR Codes, sites, apps ou outras ferramentas digitais para conhecer mais detalhes sobre os produtos, mesmo que estejam em uma loja física.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Ypê traz novidades em seu portfólio

Linha de sabonetes em barra Siene chega com três novas fragrâncias, totalizando sete versões em barra A Ypê pretende levar…
Image

Dia das Mães: Supermercados Mundial promove Workshop com Chef renomada

Vencedora de um dos maiores reality show de culinária do mundo, Izabel Alvares, vai compartilhar seus segredos culinários Seja nos…
Image

Grupo Carrefour Brasil divulga resultados do 1T24

Empresa obteve lucro líquido de R$ 39 milhões, revertendo o resultado do 1T23 Na última terça-feira, 7, o Grupo Carrefour…
Image

Adoratto Supermercado abre a sua 1ª loja em Curitiba

Instalado no Jockey Plaza Shopping, empreendimento tem como destaque a sua linha própria com mais de 600 produtos O Adoratto…