Transparência nas informações de origem e rastreabilidade de produtos passa a ser mais relevante para clientes de supermercados
Renato Müller
O interesse dos consumidores americanos em receber informações sobre a origem dos produtos que compram aumentou nos últimos dois anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Food Marketing Institute (FMI).
De acordo com o estudo Transparency Trends 2023, desenvolvido em parceria com a NielsenIQ, 76% dos consumidores entrevistados consideram importante receber informações sobre os ingredientes e os processos de fabricação dos itens que compram nos supermercados. Esse número representa um crescimento de 4 pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo, de 2021, e de 7 pontos sobre a edição de 2018.
Na avaliação do FMI, oferecer mais informações sobre os ingredientes, processos produtivos e detalhes da fabricação gera mais confiança e fidelidade dos clientes, aumentando as vendas da indústria e do varejo.
Entre os atributos que mais ganharam destaque nas pesquisas dos consumidores estão eletrólitos, alto teor de cafeína, itens “processados/não processados” e efeitos no sistema digestivo. Na opinião do FMI, esses são indicativos de tendências emergentes no setor de alimentos e bebidas.
Em uma indicação de que mais transparência se relaciona diretamente a um impacto nas vendas, 46% dos consumidores afirmam que procuram detalhes específicos sobre produtos quando estão no ponto de venda, enquanto 32% pesquisam antes de ir às compras.
Dessa forma, existe espaço para que as lojas físicas e o e-commerce funcionem como “centros de informação e transparência” sobre os produtos comercializados, especialmente direcionando para conteúdos digitais: mais de 80% dos consumidores se dizem dispostos a usar QR Codes, sites, apps ou outras ferramentas digitais para conhecer mais detalhes sobre os produtos, mesmo que estejam em uma loja física.