Home SeçõesConsumidor Consumidores dão cada vez mais importância à origem dos produtos

Consumidores dão cada vez mais importância à origem dos produtos

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Transparência nas informações de origem e rastreabilidade de produtos passa a ser mais relevante para clientes de supermercados

Renato Müller

O interesse dos consumidores americanos em receber informações sobre a origem dos produtos que compram aumentou nos últimos dois anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Food Marketing Institute (FMI).

De acordo com o estudo Transparency Trends 2023, desenvolvido em parceria com a NielsenIQ, 76% dos consumidores entrevistados consideram importante receber informações sobre os ingredientes e os processos de fabricação dos itens que compram nos supermercados. Esse número representa um crescimento de 4 pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo, de 2021, e de 7 pontos sobre a edição de 2018.

Na avaliação do FMI, oferecer mais informações sobre os ingredientes, processos produtivos e detalhes da fabricação gera mais confiança e fidelidade dos clientes, aumentando as vendas da indústria e do varejo.

Entre os atributos que mais ganharam destaque nas pesquisas dos consumidores estão eletrólitos, alto teor de cafeína, itens “processados/não processados” e efeitos no sistema digestivo. Na opinião do FMI, esses são indicativos de tendências emergentes no setor de alimentos e bebidas.

Em uma indicação de que mais transparência se relaciona diretamente a um impacto nas vendas, 46% dos consumidores afirmam que procuram detalhes específicos sobre produtos quando estão no ponto de venda, enquanto 32% pesquisam antes de ir às compras.

Dessa forma, existe espaço para que as lojas físicas e o e-commerce funcionem como “centros de informação e transparência” sobre os produtos comercializados, especialmente direcionando para conteúdos digitais: mais de 80% dos consumidores se dizem dispostos a usar QR Codes, sites, apps ou outras ferramentas digitais para conhecer mais detalhes sobre os produtos, mesmo que estejam em uma loja física.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada